Parlamentares e promotor questionam dados sobre situação financeira do Piauí

11/07/2013 13h33


Fonte Alepi

Os deputados estaduais e o promotor Ruszel Lima Verde, representante do Ministério Público, parabenizaram o secretário da Fazenda, Silvano Alencar, pelo equilíbrio financeiro do Estado. Os parlamentares parabenizaram, também, o governador Wilson Martins por investir em obras que deveriam ser realizadas pelo Governo federal, como a duplicação das BRs-343 e 316 que dão acesso a Teresina.

O deputado Francisco Ramos (PSB) lamentou que o Estado perca recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e disse que a Assembleia Legislativa deveria receber um maior volume de recursos já que seus gastos chegam a pouco mais de 4%, enquanto o Judiciário tem despesas acima de 14%.

O deputado Ismar Marques (PSB), vice-presidente da Assembleia, parabenizou o secretário Silvano Alencar e, também, lamentou a perda de recursos do Fundeb, enquanto o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, deputado Mauro Tapety (PMDB), disse que o Governo Estado investirá mais de R$ 300 milhões em obras que são de responsabilidade do Governo Federal.

O promotor Ruszel Lima Verde pediu ao secretário que, na próxima exposição sobre as finanças estaduais, ele apresente a relação entre as dívidas e o PIB (Produto Interno Bruto). Ruzvel Limaverde parabenizou o secretário, acentuando que o Piauí está cumprindo com suas obrigações fiscais. Silvano Alencar disse que o Governo Federal discrimina o Piauí no que se refere a investimentos em obras e prometeu atender à solicitação do promotor.

A deputada Amparo Landim (PSD), após parabenizar o secretário, pediu maior empenho dos parlamentares federais visando acabar com a discriminação do Governo Federal em relação ao Piauí. "O senhor, secretário, que é conhecido por sua competência, tem o nosso apoio", acentuou ela. O deputado Tadeu Maia (PSB), também, destacou a realização de obras federais pelo Governo do Estado, como a duplicação dos acessos das BRs.

Silvano Alencar disse que o governador Wilson Martins destinou mais de R$ 100 milhões para as obras da rodovia Transcerrados, visando facilitar o escoamento da produção dos cerrados no Sul do Estado. Antes de concluir, ele agradeceu aos deputados, enalteceu o trabalho de sua equipe na Secretaria da Fazenda e afirmou que "gostaria de continuar contando com a colaboração da Assembleia e do Ministério Público" para que as finanças estaduais melhorem ainda mais.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: assembleia, obras, recursos