Parque Nacional da Serra da Capivara tem 28 pontos de interesse para geoturismo, diz SGB
11/07/2024 12h10Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/SGBToca da Passagem, ponto de interesse geológico da Serra da Capivara, no Piauí.
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, conta com 28 pontos de interesse geológico que podem ser explorados pelo geoturismo, segundo um inventário publicado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na quarta-feira (10). Confira alguns dos pontos abaixo.
De acordo com o SGB, os locais foram selecionados pelos critérios de valor científico, potencial de uso educativo e potencial de uso turístico.
O objetivo do "Inventário dos Geossítios e Sítios da Geodiversidade na Região do Parque da Serra da Capivara" é promover o desenvolvimento sustentável da região e preservar o patrimônio geológico.
“O relatório contém informações técnico-científicas traduzidas para uma linguagem acessível aos turistas. Dessa forma, esperamos enriquecer a experiência dos visitantes e impulsionar o turismo sustentável na região”, afirmou a chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, Adelaide Mansini.
Veja alguns dos pontos de interesse geológico:
- Mirante da BR-020;
- Toca do Boqueirão da Pedra Furada (Museu Sítio da Pré-História);
- Mirante da Vista Panorâmica;
- Toca da Entrada do Pajaú;
- Morro do Ranulfo;
- Toca do Caboclinho;
- Toca da Janela da Barra do Antonião;
- Toca do Baixão da Perna I;
- Toca da Passagem.
Imagem: Reprodução/SGBMirante da BR-020, ponto de interesse geológico da Serra da Capivara, no Piauí.
Alguns dos pontos podem ser visualizados por meio da plataforma interativa Geo 360° BR, do SGB, que disponibiliza imagens feitas por drones, em 360 graus, dos vários sítios e paredões do Parque.
Há ainda outros pontos de interesse geológico que não foram contemplados no estudo. Os trabalhos de campo para elaboração do inventário, conduzidos por pesquisadores do SGB e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram realizados em duas etapas: uma em novembro de 2022 e outra em março de 2023.
Imagem: Reprodução/SGBPedra Furada, ponto de interesse geológico da Serra da Capivara, no Piauí.
O que é geoturismo?
Conforme o SGB, o geoturismo é uma forma de ecoturismo ou turismo de natureza que está relacionada à geodiversidade formadora das paisagens naturais, como rochas, formas de relevo, solos e processos geodinâmicos.
O Parque Nacional da Serra da Capivara, conhecido como “berço do homem americano”, conta com mais de 1.200 sítios arqueológicos com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos. É reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs. Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.
Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.
Passeio virtual e interativo
Em 2023, a Serra da Capivara registrou seu recorde de visitação, com mais de 37 mil turistas. Quem ainda não teve oportunidade de viajar até lá pode conhecê-la por meio de um passeio virtual imersivo, tendo um gostinho das impressionantes paisagens.
A plataforma interativa Geo 360° BR, do SGB, além de permitir a visualização em 360 graus dos sítios e paredões do Parque, traz curiosidades geológicas e guias digitais sobre os principais atrativos geoturísticos do local.
Visita de Regina Casé
Imagem: ReproduçãoRegina Casé visita Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano, no Piauí ? Foto:
A atriz e apresentadora Regina Casé, de 70 anos, esteve, nos últimos dias, no Parque da Serra da Capivara, 530 km ao Sul de Teresina. Em sua conta no Instagram, a artista compartilhou diversas fotos do parque, como do Boqueirão da Pedra Furada, famoso e importante sítio arqueológico que reúne pinturas rupestres feitas há 12 mil anos.
"Viagem emocionante ao Piauí! Serra da Capivara! Férias dos meninos e eles aprendendo tanto quanto na escola! Nós também através das pinturas rupestres descobrindo uma nova perspectiva do que é ser humano", escreveu a artista em sua postagem no Instagram.
Os meninos aos quais ela se refere são seu filho caçula, Roque, de 11 anos, e o neto Brás, de 7 anos. Além deles, a artista também estava acompanhada do marido, o diretor Estevão Ciavatta, 56 anos, da filha, a diretora Benedita Zerbini, 35 anos, e do genro, o fotógrafo João Paulo Januário, 33 anos.
Imagem: ReproduçãoRegina Casé visita Parque da Serra da Capivara, berço do homem americano, no Piauí.
Título de Doutora Honoris Causa a Niède Guidon
A arqueóloga Niède Guidon recebeu nesta quarta-feira (10) o título Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pelos seus mais de 50 anos de trabalho à frente das pesquisas arqueológicas realizadas na Serra da Capivara, no Sul do Piauí. A solenidade ocorreu em sua residência, em São Raimundo Nonato.
Imagem: Renan Nunes / TV ClubeUFPI concede título de Doutora Honoris Causa à renomada arqueóloga Niède Guidon.
A pesquisadora franco-brasileira de 91 anos é responsável por realizar uma das maiores pesquisas arqueológicas ao encontrar desenhos datados de até quase 30 mil anos. O sítio escavado por ela em 1973 abriu portas para uma nova teoria: a de que a chegada do homem à América aconteceu muito antes do que se pensava.
A concessão do título de Doutor Honoris Causa representa a maior honraria dos segmentos honoríficos da UFPI, sendo concedida apenas a pessoas que tenham prestado significativas contribuições públicas à Universidade.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui