Pedreiro que largou os estudos há 26 anos faz Enem no PiauÃ
08/11/2014 12h43Fonte G1 PI
Imagem: Gustavo AlmeidaFrancisco da Chagas faz Enem em Teresina.
O pedreiro Francisco das Chagas de Araújo Sousa, de 51 anos, deixou de frequentar a sala de aula em 1988, mas voltou a pegar nos livros com o objetivo de conseguir o certificado do ensino médio e, quem sabe, uma vaga na universidade. O profissional liberal faz a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (8), no campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no bairro Dirceu Arcoverde.
"Eu estou confiante que vou conseguir o meu diploma de ensino médio. Não sei se vou obter nota suficiente para ingressar em um curso superior, mas caso isso aconteça, quero uma profissão relacionada com construção, como engenharia civil", contou.
Francisco contou que voltou a estudar por exigência do mercado de trabalho, que não vê com bom olhos um profissional que tenha o ensino médio incompleto. "Antes de ser pedreiro, eu era comerciário e já sentia a dificuldade das empresas em contratar um profissional sem formação mínima. As coisas vão evoluindo e tudo vai ficando mais exigente. Hoje, todos têm que ter instrução", afirmou.
Por conta do trabalho de pedreiro, Francisco afirmou que não tinha uma rotina fechada e organizada de estudos, mas que pegava nos livros sempre que encontrava algum tempo livre. Além dele, seu filho de 17 anos também está fazendo o Enem 2014.