Penitência, tradição... G1 pergunta por que não se come carne na quaresma
02/04/2015 09h05Fonte G1 PI
Imagem: Fernando Brito/G1Teresinenses falaram sobre a tradição de não comer carne na quaresma.
O G1 foi às ruas da capital nesta terça-feira (31) para fazer aos teresinenses uma pergunta simples: você sabe por que a tradição cristã diz para não comer carne vermelha nas quartas e sextas-feiras durante a quaresma? Abordadas nas ruas do Centro de Teresina e em um shopping na Zona Leste da cidade, as pessoas relataram sobre o ato religioso praticado durante os quarentas dias, muitas vezes desconhecendo o real motivo.
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"A tradição vem de desde pequena, e é de família. A partir da quarta-feira de cinzas, depois do caranval, toda a família se abstém de comer carne por ser um rito de sacrifício, em forma de penitência. Nós somos muito católicos, e espiritualmente isso pode nos afetar. Tudo isso para ficar mais próximo de Deus", disse.
Genice da Silva Pinho, 27 anos
Estudante de administração
Bairro Parque Itararé
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"Para mim, deixar de comer carne é uma tradição muito antiga para poder purificar o nosso coração. Muitas pessoas acabam não respeitando a tradição por ser muito antiga. Deixar de comer carne também é como uma conexão, comunicação com Deus, porque vivemos aquilo que Jesus passou durante os quarenta dias no deserto".
Elizete Barbosa Alves, 56 anos
Raquel Alves, 21 anos
Bairro Buenos Aires
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"O tempo quaresmal é o tempo em que Jesus passou os quarenta dias no deserto. E não comer carne durante esse período, eu acredito que seja uma forma de respeito e de preparação espiritual. Seria também, para as pessoas que seguem essa tradição, uma reflexão sobre a vida que elas levam, e refletir a própria vida de Jesus".
Marcos Felipe Leonardo Silva, 21 anos
Estudante de Direito
Bairro Santa Sofia
Imagem: G1 PI
A senhora Marinete Matos, de 51 anos, que mora em São Paulo e está em Teresina para passar a semana santa com a família, contou sobre o porquê de a tradição cristã orientar não comer carne vermelha durante a quaresma. Ao lado, a professora Danielle Aguiar, de 30 anos, moradora do bairro Mocambinho, disse que seguia a tradição, mas desconhecia o motivo.
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"Acredito que é um costume que vem de uma comunidade muito antiga e que deve ser seguido durante toda a quaresma, não só durante a semana santa. É uma pequena verdade do que seria um todo vivido na semana santa. As pessoas fazem isso, mas realmente não sabem o porquê. Para mim, é o início de uma compreensão maior", disse.
Wanderson Camilo Melo, 24 anos
Estudante de administração
Bairro Parque Piauí
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"Eu acredito que seja uma penitência, um ato religioso em respeito a Jesus Cristo por tudo que fez por nós. Tempo de oração, jejum e penitência. Exatamente o motivo eu não sei, mas deve ser o fato de se prestar algum sacrifício para Deus", disse.
José Elias Area Leão, 76 anos
Funcionário público aposentado
Bairro Ilhotas
Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliar
"Sou católica praticante, sei que isso é tradição, mas acho uma besteira. Tem várias outras formas de se penitenciar. A quaresma é um tempo de autoreflexão. Acredito que comer carne durante nesse tempo não seja pecado, até porque o pecado maior é o que falamos e pensamos e que não estão nos ensinamentos de Cristo", disse.
Juliane Helen Almeida, 21 anos
Estudante de Enfermagem
Bairro Parque Sul
Imagem: G1 PI
Mototaxista há 10 anos, Wilson Alves da Silva, de 29 anos, morador do bairro Alto da Ressurreição, Zona Sudeste de Teresina, também contou sobre a tradição de não comer carne durante a quaresma.
Tradição
De acordo com o padre Antônio Barbosa, pároco do Santuário de Nossa Senhora da Paz, no bairro Vila Paz, Zona Sul de Teresina, a pessoa não é obrigada a deixar de comer carne durante a quaresma, mas pela tradição religiosa, não se come por ser um sacrifício, suportando os desejos humanos em amor a Cristo.
"A carne vermelha é uma das carnes mais saborosas no gosto do ser humano. Não comer a carne significa se educar para ter um autocontrole sobre os desejos, vontades e impulsos, característicos do ser humano. Quando eu controlo esses desejos, isso se torna um sacrifício, uma espécie de penitência para o cristão que queira se prestar em respeito à pessoa de Jesus Cristo", disse.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui