PF investiga grupo que fraudou mais de 100 benefícios do INSS

24/10/2024 09h54


Fonte Polícia Federal

A Operação El Camino investiga um grupo criminoso que fraudou 108 benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Deflagrada nesta quinta-feira (24), a Polícia Federal (PF) cumpriu sete mandados judiciais.

O grupo criminoso atuava nos estados do Piauí e Maranhão e realizava saques de benefícios de titulares fictícios e de pessoas já falecidas. Além dos 108 documentos fraudulentos já comprovados, a polícia investiga se outros 206 também foram falsificados pelo grupo.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Tersina (PI). Dos mandados, três são de prisão temporária e quatro de busca e apreensão em Caxias/MA e Pedreiras/MA.

A investigação contou com apoio da Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) e iniciou “a partir de uma prisão em flagrante em Teresina para apurar o uso de documentos falsos, bem como saque indevido de benefícios previdenciários e assistenciais”, disse a Polícia Federal.

Conforme a PF, “os documentos pessoais fraudados eram utilizados para realizar prova de vida e saques indevidos de benefícios junto ao INSS e às instituições bancárias”.

“O grupo criminoso também agrupava e transportava idosos falsários até as agências bancárias para efetuar os saques indevidos dos benefícios”.

A PF antecipou que “os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso”.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: grupo, criminoso, saques