PF prende mais um suspeito de sequestrar funcionários da Caixa para roubar cofre da agência no PI

03/09/2022 09h03


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/PF-PIMaterial apreendido com investigado pela Operação Calceus.(Imagem:Reprodução/PF-PI)Material apreendido com investigado pela Operação Calceus.

A Operação Calceus prendeu nesta sexta-feira (2) mais um suspeito de sequestrar funcionários da Caixa para roubar o cofre da agência em Teresina. A prisão aconteceu na cidade de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O homem foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e uso de documentos falsos.

De acordo com a Polícia Federal do Piauí, o investigado se encontrava foragido do sistema prisional desde abril de 2021, com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal no Piauí. Ele é investigado por extorsões mediante sequestro.

A prisão foi efetuada pela PF com apoio do serviço de inteligência da Polícia Penal do Piauí, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O homem ficará recolhido no sistema prisional do Mato Grosso do Sul, onde deve permanecer à disposição da Justiça do Piauí.
Imagem: Reprodução/PF-PI Arma e munição apreendida com investigado pela Operação Calceus. (Imagem: Reprodução/PF-PI) Arma e munição apreendida com investigado pela Operação Calceus.

Sobre a Operação

A operação, deflagrada no dia 26 de agosto, apura crimes praticados por uma organização criminosa especializada em extorsões mediante sequestro. As vítimas eram servidores da Caixa Econômica Federal no estado. As investigações se iniciaram em 2020.

A organização criminosa agia por meio de violência e grave ameaça contra funcionários do banco e suas famílias. No total, foram roubados cerca de R$ 490 mil do cofre de uma agência na Zona Sudeste de Teresina.

Além desta ação, a organização criminosa sequestrou um gerente de outra instituição financeira da capital piauiense. Na ocasião, a Polícia Civil do Piauí prendeu em flagrante parte dos envolvidos.

O nome da operação, Calceus, que significa sapato, refere-se à modalidade de crime conhecida como “sapatinho”, na qual o criminoso sequestra a família da vítima para obter a vantagem ilícita.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: criminosa, arma, cofre