PI: Onze suspeitos de agressão são presos durante operação de combate à violência contra a mulher
08/03/2023 09h16Fonte G1 PI
Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PiauíDelegacia Geral de Polícia Civil do Piauí, no Centro de Teresina.
Pelo menos onze suspeitos de agressão contra mulheres foram presos nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. As prisões fazem parte da Operação Atria, de combate à violência contra a mulher, deflagrada em alusão à data. Foram cumpridos mandados por crimes como estupro de vulnerável, ameaça e descumprimento de medidas protetivas.
"Esses mandados de prisão que foram cumpridos porque as vítimas foram à delegacia, informaram o que aconteceu, confiaram no trabalho da polícia e nos deram a oportunidade de finalizar essa violência. Então faço um apelo, para que as mulheres denunciem", afirmou a delegada Bruna Verena, diretora do Departamento Estadual de Proteção da Mulher.
A delegada orientou que as denúncias podem ser feitas nas delegacias especializadas em atendimento à mulher. Em Teresina, há uma em cada região da cidade. "Há também outros canais, como o telefone 180, o aplicativo Salve Maria e o próprio site da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) tem um espaço para denúncias", informou.
Bruna Verena afirmou que além de informar às mulheres sobre a importância de denunciar, é preciso conscientizar os homens sobre a igualdade de gênero e que é preciso acabar com a violência contra a mulher.
"A gente segue na luta para que um dia a gente chegue em um 8 de março, dia da mulher, e fale que essa violência é coisa do passado", declarou.
Além das prisões, e com apoio da Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar do Piauí (PM-PI), a PC-PI também fará a verificação de denúncias, fiscalização de medidas protetivas de urgência e conclusão de procedimentos policiais relacionados a crimes de violência contra a mulher.
A operação é organizada pelo Governo Federal e ocorre simultaneamente em todo o Brasil. Atria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil.
"Considerando a posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher colocando-a em evidência e a retirando da condição de vítima", diz nota divulgada pela PC-PI.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui