PI: saída dos cubanos deixa municípios 100% sem médicos

24/11/2018 07h24


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarPI: saída dos cubanos deixa municípios 100% sem médicos.(Imagem:CidadeVerde.com)

O fim do convênio entre Brasil e Cuba deixará nove municípios piauienses com 100% da cidade sem médicos. A informação foi confirmada pela coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médico, Idvani Braga.

Nesta sexta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde embargou para Havana os primeiros 31 médicos cubanos. No estado chegou a trabalhar 202 médicos vindos de Cuba.

Com a saída dos profissionais, as cidades que ficam integralmente sem médicos são Antonio Almeida, Barreiras do Piauí, Guaribas, João Costa, Morro Cabeça no Tempo, Pavussu, São Gonçalo do Gurgueia, São Luis do Piauí e Tamboril.

Os prefeitos aguardam o encerramento do edital do novo programa Mais Médicos com profissionais do Brasil. O Piauí irá receber 199 médicos brasileiros até o início de dezembro.

Os cubanos que casaram com brasileiros terão dupla nacionalidade, mas não poderão exercer a profissão. A não ser que faça o revalida e seja aprovado.

No Piauí, dos 224 municípios, 101 cidades eram beneficiados com o Mais Médicos. Teresina é uma das poucas cidades do estado que não tem o programa.

As cidades de Campo Maior e Esperantina, ambos com oito médicos, eram os municípios com o maior número de profissionais de Cuba.

A partir de ontem, postos de Saúde estão sem atendimento médico com a saída dos profissionais.

Mensagem carinhosa

O secretário de Saúde de São Raimundo Nonato, Jussival Júnior, publicou em sua rede social uma mensagem de carinho agradecendo a médica cubana que atendia no município.

"Nesse momento olhei nos olhos, apertei na mão e a abracei de forma carinhosa, agradecendo a cada atendimento feito a nossa população e em nome da nossa sociedade só temos a agradecer".