Piauà atinge 73% de ocupação de UTI para Covid-19 e leitos particulares poderão ser alugados
19/02/2021 17h46Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quinta-feira (18) que 73% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Teresina, por exemplo, só possui 38 leitos de UTI disponíveis, enquanto o interior apresenta 39. Os dados um quadro geral de leitos para tratamento de casos de Covid-19 nas redes pública e privada do estado.Os leitos, segundo a Sesapi, são aqueles destinados, exclusivamente, para o tratamento de pacientes com Covid-19. Além disso, dos 553 leitos clínicos no estado, 318 estão ocupados.
A secretaria informou, através de nota, que poderá fazer a contratação de leitos particulares, caso haja necessidade, como ocorreu em 2020. Segundo a Sesapi, embora a rede particular também esteja registrando aumento nas ocupações de leitos, os hospitais têm capacidade de montar mais leitos além dos que já existem.
Até quinta-feira (18), 83% dos leitos de UTI do setor privado estavam ocupados. Em todo o estado, houve um aumento de 10% no número de ocupação nas UTIs entre os dias 8 e 18 de fevereiro.
A Sesapi ressaltou que houve ampliação no número de leitos do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Natan Portela, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Hospital Universitário (HU).
O Piauí possui 168.403 casos confirmados e 3.232 mortes por Covid-19, registradas em 208 municípios. A estimativa é que 164.616 pessoas recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook