Piauà é o 3º estado do paÃs com maior taxa de desalentados no mercado de trabalho, segundo IBGE
23/11/2024 08h22Fonte Portal Clube News
Imagem: Agência BrasilDados do IBGE apontam ainda que apesar do número de desalentados ser alto no estado, houve uma redução de 8,3% em relação ao ano passado.
No 3º trimestre de 2023, cerca de 170 mil piauienses estavam desalentados no mercado de trabalho, representando uma taxa de 10,5%. Já no 3º trimestre de 2024, o número caiu para 131 mil pessoas, reduzindo a taxa de desalento para 8,3%. Essa diminuição de 39 mil desalentados corresponde a uma redução de 2,2 pontos percentuais no período, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) – do IBGE.
Cenário Nacional
No Brasil, a taxa de desalento também recuou, passando de 3,1% no 3º trimestre de 2023 para 2,7% no mesmo período de 2024.
Apesar da melhora no Piauí, o estado ainda registra uma das maiores taxas de desalento do país, ao lado de Alagoas (9,7%) e Maranhão (9,5%). Por outro lado, as menores taxas foram observadas em Santa Catarina (0,3%), seguida por Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná (todos com 1,0%).
O que é a população desalentada?
A população desalentada inclui pessoas que, por diversos motivos, decidiram não procurar trabalho no momento, mas estariam disponíveis caso surgisse uma oportunidade. Esses motivos podem incluir:
- Falta de experiência para conseguir uma colocação;
- Idade considerada muito jovem ou avançada;
- Dificuldade em encontrar trabalho na localidade.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook