Piauí é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de frota de motocicletas, aponta Senatran

15/09/2024 19h26


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewSó entre janeiro e maio deste ano foram realizados 3.905 atendimentos relacionadas a acidentes de moto no Hospital de Urgência de Teresina.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNew)Só entre janeiro e maio deste ano foram realizados 3.905 atendimentos relacionadas a acidentes de moto no Hospital de Urgência de Teresina.

Dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mostram que o Piauí é o segundo estado do Brasil com o maior percentual de frota de motocicletas do Brasil, com 54,5%, o estado fica atrás, apenas, do Maranhão (60%).

Conforme a pesquisa, 53,8% do total de motociclistas do país, mais da metade, não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quase 4 mil atendimentos nos primeiros meses do ano no HUT

Segundo informações divulgadas pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), só entre janeiro e maio deste ano foram realizados 3.905 atendimentos de pacientes vítimas de acidentes de moto. O destaque é para o mês de maio, o hospital atendeu 904 vítimas.

A estudante Yngla Hillary foi uma dessas vítimas, no mês de agosto ela sofreu um acidente, ao pegar uma moto por aplicativo, na Avenida Nossa Senhora de Fátima. A jovem estava a caminho da aula e acredita que a pressa de chegar mais rápido ao destino, resultou no acidente.

“Foi um momento muito traumático, lembro que a moto bateu no carro e a moto bateu na árvore, em seguida, eu caí no chão, mas foi tudo muito rápido. Quando eu caí fiquei com medo de ter quebrado alguma coisa e logo fiquei com dificuldade de respirar. Fiquei muito abalada na hora, porque de certa forma eu escapei de um acidente que poderia ter sido bem mais grave. Tive lesão no joelho e caí por cima do braço, então senti dor por vários dias. Depois disso eu passei a ter medo de andar de moto, não tenho mais vontade.” explicou.

Falta de preparação dos condutores eleva número de acidentes

Para Ricardo Borges, especialista em trânsito, as razões que fazem do Piauí um dos estados com maior percentual de veículos com duas rodas são as mais diversas:

“Temos a precariedade do transporte público, que obriga o cidadão a procurar o transporte individual, onde a motocicleta é a mais acessível economicamente. Temos também a questão do uso do veículo para trabalho ou transporte de cargas e passageiros. Além disso, temos o fator deslocamento, onde a motocicleta acaba sendo uma alternativa melhor para um trânsito constantemente engarrafado.” explicou.

De acordo com Ricardo, os números divulgados pela pesquisa, reforçam que a falta de preparação dos condutores ocasiona os acidentes.

“Se temos motociclistas não habilitados conduzindo tais veículos, temos condutores que não foram treinados na didática exigida na formação do condutor, que cobra, além de técnicas da direção veicular, conhecimentos da pilotagem defensiva. Isso repercute diretamente no número de sinistros de trânsito com vítimas fatais e não fatais envolvendo o tal usuário.” ressaltou.

Operação rolezinho

Na sexta-feira (13), a Polícia Civil do Piauí cumpriu 27 mandados de prisão, 29 mandados de busca e suspendeu 27 contas na rede social Instagram, que eram utilizadas para promover a prática de manobras perigosas no trânsito de Teresina (PI). A Operação Rolezinho tinha como principais alvos influenciadores digitais.

De acordo com a Polícia Civil, essa é a maior operação do Brasil para combater esse tipo de prática. O “grau”, é nome dado a técnica para empinar o pneu dianteiro da motocicleta, é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e são, comumente, realizadas por jovens.

Imagem: TV ClubeClique para ampliarDelegado Matheus Zanatta(Imagem: TV Clube)Delegado Matheus Zanatta

Em entrevista à TV Clube, o superintendente de Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta, ressaltou que Teresina registrou um aumento no número de acidentes nos seis primeiros meses de 2024.

“Não é só um problema de trânsito, também é um problema de saúde pública. Hoje a grande maioria dos acidentes de trânsito atendidos no HUT, estão relacionados a motocicletas, pelos menos 85%. Nesses seis primeiros meses, em comparação ao mesmo período do ano passado, aqui em Teresina, tivemos um aumento de 38% nos acidentes de trânsito e a grande maioria envolvendo moto. Isso é resultante da imperícia, negligência e imprudência do condutor” explicou.

Tópicos: acidentes, moto, transporte