Piauí firma parceria com Ministério da Justiça para fortalecer prevenção ao uso de drogas

27/06/2024 20h26


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAcordo de Cooperação Técnica visa implementar programas inovadores nas escolas de Teresina e Piripiri.(Imagem:Divulgação)Acordo de Cooperação Técnica visa implementar programas inovadores nas escolas de Teresina e Piripiri.

Na semana nacional de políticas sobre drogas, o Piauí alcançou um marco significativo no combate ao uso abusivo de substâncias psicoativas. O Governo do Piauí, representado pela Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Estado do Piauí (Cendfol), celebra este importante Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), assinado na quarta-feira (26), durante cerimônia que contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski e autoridades locais.

O objetivo principal dessa parceria é implementar o programa de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar e familiar. Inicialmente, as ações serão concentradas nos municípios de Teresina e Piripiri, beneficiando crianças e jovens e buscando mitigar os riscos associados ao consumo de drogas desde idades precoces.

Tiago Vasconcelos, coordenador da Cendfol, expressou sua satisfação com o avanço alcançado: "Para nós, a prevenção não é apenas um objetivo, mas uma obsessão. Estamos comprometidos em avançar nesse projeto para proteger nossas crianças e jovens".

Ele destacou também a implementação do projeto piloto voltado para alunos do Ensino Fundamental 1 e Ensino Infantil, em resposta às necessidades identificadas pela MJSP.

O acordo também traz o programa “CRIA: Prevenção e Cidadania” e inclui a criação do Centro de Estudos sobre Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário (CDESC) e do Subsistema de Alerta Rápido Brasileiro sobre Drogas (SAR), iniciativas que fortalecerão ainda mais a capacidade de resposta do Estado do Piauí frente aos desafios relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

Com essa cooperação estratégica, o Governo do Estado demonstra seu compromisso em enfrentar esse problema de maneira proativa e integrada, utilizando dados e melhores práticas para alcançar resultados efetivos na promoção da saúde pública e na proteção da juventude piauiense.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: drogas, piau?, preven??o