Piauà inicia a instalação do processo judiciário eletrônico nos tribunais
29/03/2016 10h34Fonte G1 PI
O Piauí iniciou na segunda-feira (28) a implantação do processo judiciário eletrônico nos tribunais estaduais. A 2ª Vara Cível de Campo Maior, a 87 km ao Norte de Teresina, foi a primeira a receber o sistema que deve se expandido gradativamente em todo o estado.Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Segundo o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e coordenador do Comitê Gestor do Processo Judiciário Eletrônico, Marcelo Dalla, o sistema instalado no Piauí é pioneiro por ter a capacidade de interligar todas as varas do estado, como também o judiciário local ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tal tecnologia dispensou o investimento de R$ 100 milhões na construção de uma Data Center.
"Isto é o início de um projeto que pretende migrar todos os tribunais e o poder judiciário para um armazenamento eletrônico, que dará uma nova transparência ao órgão e agilidade na prestação de serviços da Justiça. Um advogado, por exemplo, não precisa mais ir ao fórum para fazer uma petição, pode fazer de casa", explicou.
De acordo com Marcelo Dalla, o maior impacto do projeto se dá nos prazos e no trâmite em tempo real dos processos. Ele revela que 70% do tempo o processo fica parado no cartório, o que desanima. Uma demanda que levava cinco a sete anos, com a implantação do sistema eletrônico deve durar apenas meses, dependendo da complexidade.
"Esperamos que em até três anos o sistema seja implantado em todo o país. Atualmente sete milhões de processos tramitam no projeto judicial eletrônico, sendo a maioria na Justiça do Trabalho", pontuou.