Piauà não registra óbitos por Covid-19 há mais de 15 dias; maior perÃodo desde o inÃcio da pandemia
13/10/2022 09h20Fonte G1 PI
Imagem: DivulgaçãoPiauí não registra óbitos por Covid-19 há quase 15 dias.
Após dois anos e sete meses dos primeiros casos de Covid-19 no Piauí, o estado está há mais de 15 dias sem registrar mortes pela doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a última morte foi em 26 de setembro. Este foi o maior período sem mortes desde o início da pandemia.
O estado chegou a registrar uma redução considerável entre março e junho de 2022, mas sem zerar os registros por tão longo período. No momento, de 27 de setembro a 12 de outubro, não houve novos óbitos. Os casos de Covid tiveram uma redução de 23% na última semana, de 2 a 8 de outubro.
Quase 8 mil mortes por Covid em toda a pandemia
Ao todo, conforme o painel de monitoramento dos casos pela Sesapi, o Piauí teve 7.956 casos de Covid-19 durante a pandemia, além de mais de 403 mil casos confirmados.
Nos piores momentos da pandemia, o estado chegou a ter quase 50 mortes diárias, em março de 2021, causadas pelo coronavírus. Além disso, em fevereiro de 2022, o Piauí teve 2,1 mil confirmações de casos em um único dia.
Internações
Ainda conforme a Sesapi, os números de internados em leitos clínicos por Covid-19 estão estáveis, passando de 22 para 23, nos últimos sete dias.
E as UTI’s também apresentaram uma estabilização com leve subida de 12 leitos ocupados para 13. A ocupação dos leitos de estabilização teve um aumento, passando de um para sete internados.
Vacinação é decisiva
Segundo o secretário de estado da saúde, Neris Júnior a redução no número de casos e óbitos da Covid é um reflexo direto da vacinação.
“As vacinas são essenciais para zerar totalmente as mortes pela doença e casos mais graves. Pedimos mais uma vez que a população complete seu esquema de vacinação para ficar completamente protegida”, afirma o gestor.