Piauà Sampa: Bordados, arte santeira e joias com opala exibem cultura piauiense em São Paulo
25/06/2024 21h57Fonte G1 PI
Imagem: Lucas Marreiros/ g1 PiauíPiauí Sampa: Bordados, arte santeira e joias com opala exibem cultura piauiense em São Paulo.
Bordados, arte santeira e joias com opala foram os representantes da cultura piauiense em São Paulo durante a Mostra Piauí Sampa, que começou nesta terça-feira (25) e vai até sábado (29), no Shopping Vila Olímpia, Zona Sul da capital paulista.
Ao todo, participam do evento 45 empresas, divididas em três seguimentos: alimentos e bebidas; artesanato; e gemas e joias, que além de exporem seus produtos para venda, ainda podem participar das rodada de negócios, garantindo mais vendas e investimentos.
Um dos pequenos negócios presentes é o de Norma Suely Nascimento, de 49 anos, membro de uma família tradicional de bordadeiros de Parnaíba, litoral piauiense. "Nossa expectativa é de bons negócios e divulgar o nosso trabalho", afirmou ao g1.
Imagem: Lucas Marreiros/ g1 PiauíPiauí Sampa: Bordados, arte santeira e joias com opala exibem cultura piauiense em São Paulo.
"O nosso bordado contra a história da gente, do nosso local, da nossa região. Algumas das nossas peças que mais se destacam são das que representam a revoada dos guarás, no Delta do Parnaíba", contou.
Representando a capital piauiense, Terezinha Martins, de 68 anos, trouxe para São Paulo a tradicional arte santeira do Piauí e espera vender todas as peças de cerâmica do Poti Velho, na Zona Norte de Teresina.
"Está vindo muita gente, então espero que não sobre nada para levar de volta pro Piauí. Vamos vender todas as nossas peças. Tomara", afirmou.
Imagem: Lucas Marreiros/ g1 PiauíPiauí Sampa: Bordados, arte santeira e joias com opala exibem cultura piauiense em São Paulo.
Outro produto piauiense de grande destaque, e que está sendo exposto na Mostra Piauí Sampa, é a opala, pedra preciosa descoberta recentemente em Marte e que, na Terra, é encontrada em sua forma multicolorida apenas no município piauiense de Pedro II e na Austrália.
"É uma oportunidade de mostrar a opala. Muitos já conhecem e vêm porque gostam, querem comprar novamente. Outros ficam conhecendo. Além da expectativa de muitas vendas, a nossa também é de de fazer networking com as rodadas de negócios", disse Eliene Galvão, que trabalha no ramo de joias com opala há cerca de vinte anos.
A Mostra Piauí Sampa 2024 é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí, tendo como correalizador o Governo do Estado do Piauí, apoio da Prefeitura de Teresina e parceria da Faepi/Senar, Fiepi e Fecomércio.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook