Piauà tem 26 salas especiais para ouvir crianças e adolescentes vÃtimas de violência
15/09/2022 09h13Fonte G1 PI
Imagem: DivulgaçãoPiauí tem 26 salas especiais para ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência; conheça serviço.
A Comarca de Pedro II, no Norte do Piauí, ganhou nessa terça-feira (13) um novo espaço para a escuta de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de casos de violência. Em todo o estado, 26 comarcas do Poder Judiciário possuem salas especiais.
O objetivo, segundo o juiz titular da 1ª Vara da comarca de Pedro II, Kildary Louchard, é garantir um atendimento humanizado - sem a presença de juízes, réus, promotores e advogados, e evitar a revitimização de crianças e adolescentes.
Durante o depoimento, o menor deve ser acompanhado apenas por um psicólogo ou assistente social. Com equipamento de áudio e vídeo, o depoimento é transmitido em tempo real durante audiências.
“Esses espaços servem também para que a Justiça possa melhorar a qualidade da coleta desses depoimentos, facilitando, assim, a celeridade e resolutividade desses casos”, comentou o juiz.
A sala de Serviço Integrado Multidisciplinar também atende mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade, e conta com profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde. A estrutura vai estar à disposição de todas as varas da comarca.
De acordo com o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, a meta é equipar 47 comarcas com salas especiais até o fim deste ano.
“Temos a ambiciosa meta de chegar, até o fim da nossa gestão, a 75% de comarcas com a Sala de Depoimento Especial, o que totaliza 47. Estamos hoje atingindo as 26 Salas entregues. Isso é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso de levar esse serviço tão importante ao maior número possível de comarcas”, afirmou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook