Piauí tem a segunda maior proporção de moradores em casas próprias do país

13/12/2024 08h35


Fonte Cidadeverde.com

O Piauí é o estado com a maior proporção de moradores em casas próprias do país, o que revelam os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 83,94%, o estado fica apenas 0,03% atrás do Maranhão, que alcançou um índice de 83,97%.

Por outro lado, o Piauí lidera a proporção de de propriedade de algum dos moradores (já pago, herdado, ganho ou ainda pagando), com mais de 82%, acima do indíce nacional foi de 72%.

As cidades com o maior quantitativo de residências próprias eram Guaribas, com 96%; São Lourenço do Piauí e Joca Marques, com 95%. Por outro lado, os municípios com os menores indicadores de domicílios próprios foram Riacho Frio, com 66; Picos, com 70%; e Floriano, com 71%.

Além disso, o estado registrou somente 10% dos imóveis eram alugados, sendo Picos, com 23%; Marcolândia, com 20% e Floriano, com 19%, as cidades com os maiores percentuais.

O IBGE também identificou que a proporção do total dos domicílios no Piauí com cinco cômodos ou mais saltou 50% em 52 anos. Em 1970, apenas 31% possuíam imóveis com esse quantitativo de cômodo, porém, No último Censo Demográfico observou-se que os domicílios de cinco cômodos ou mais correspondiam a mais de 81% do total, oitava maior proporção entre os estados do país.

O Censo Demográfico 2022 ainda apontou que o Piauí possuía o maior percentual do país de casas de alvenaria sem revestimento em suas paredes externas, com um total de 177 mil imóveis nesta situação. Entre as 50 cidades brasileiras com as maiores proporções de domicílios de alvenaria sem revestimento nas paredes externas, 19 eram piauienses, sendo Riacho Frio a maior do estado e a quarta do país.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, cidades, censo