Piauà tem alerta de chuvas volumosas nas próximas 48 horas e possibilidade de chuva durante jogo do
01/12/2022 15h47Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoChuva em Teresina
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) emitiu um aviso meteorológico de chuvas volumosas em boa parte do estado. A previsão aponta ainda possibilidade de chuvas em Teresina durante o último jogo do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, que acontece às 16h desta sexta (2).
O alerta é válido para esta quinta-feira (1) e para sexta-feira (2), com os maiores acumulados no centro, centro-sul, sudeste e sudoeste piauiense.
A meteorologista Sônia Feitosa contou que as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias de novembro estão acima do volume médio esperado para época, mas a meteorologia já havia previsto que seria assim por conta das condições climáticas favoráveis.
"Não é tão comum nessa época do ano chover tanto no mês de novembro, mas por conta dos sistemas que estão atuando no momento, essas chuvas estão acontecendo. O principal [sistema] é o ZCAS [Zona de convergência do Atlântico Sul], que é um canal de umidade que atravessa a região central do país e cruza o país juntando a umidade da Amazônia com a umidade do Oceano Atlântico e fica promovendo abundância de chuvas", explicou a meteorologista.
Chuva durante o jogo
Sônia falou ainda sobre a possibilidade de chuvas volumosas que podem chegar até 40 milímetros na tarde da sexta (2), quando o Brasil enfrenta Camarões pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar 2022.
"De hoje até amanhã em quase todo o Piauí nós teremos chuvas fortes, só não serão tão fortes lá no norte do estado. Mas na região Centro-Norte, central, sudoeste, sudeste, teremos grandes chuvas, incluindo a capital Teresina. Geralmente por conta da concentração de umidade e calor a maior tendência é de acontecer chuvas com ventos mais fortes e chuvas mais potenciais no fim da tarde para o início da noite", alertou Sônia.
Chuvas acima da média
Segundo a meteorologia, entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro de 2023, a previsão é de que chuvas volumosas sejam registradas em todo território piauiense.
"O ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que nós temos é muito bom, porque é um produtor de chuvas. E vão ser mais frequentes, vão acontecer outras. A previsão aponta para os próximos três meses chuvas acima da média porque nós temos as condições favoráveis", finalizou.