Piauà tem quase 5% de alta nas mortes violentas em 2022; 2º maior aumento da região Nordeste
01/03/2023 09h01Fonte G1 PI
Imagem: Lívia Ferreira/g1 PIMonitor da violência: Piauí tem quase 5% de alta nas mortes violentas em 2022; 2º maior aumento da região Nordeste.
O Piauí teve uma alta de 4,9% nas mortes violentas entre 2021 e 2022. Enquanto em 2021 foram 780 mortes violentas, no ano passado foram 818, ou seja, 38 mortes a mais, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado.
O levantamento divulgado nesta quarta-feira (1°), que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Piauí registrou o segundo maior aumento de mortes violentas na região Nordeste, ficando atrás somente de Alagoas (5,7%). No país, o Mato Grosso teve a maior alta de crimes violentos entre 2021 e 2022, com 24,1%.
Combate aos crimes violentos
Imagem: Laura Moura /g1 Secretário estadual de segurança pública Chico Lucas.
O secretário estadual de segurança pública, Chico Lucas, informou que a pasta vem trabalhando no combate aos homicídios, às facções criminosas. Ao todo, dez cidades concentram 70% dos homicídios cometidos no estado.
Na sexta-feira (3), o Governo do Piauí irá lançar nove delegacias de combate ao crime organizado e facções. Elas serão instaladas em Teresina (4), Parnaíba (1), Piripiri (1), Picos (1), Floriano (1) e Bom Jesus (1).
Violência contra mulher
Em 2022, no Piauí, 23 mulheres foram mortas vítimas do crime. Neste ano, um caso de feminicídio chocou todo o estado. A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína Bezerra, foi estuprada e assassinada numa sala de aula da instituição.
O crime completou nessa terça-feira (28) um mês. A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado em matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pelo estupro e assassinato da jovem.
Após o caso, o Governo do Piauí anunciou a criação de um protocolo de combate a agressões sexuais e violência machista. Ele é baseado no protocolo espanhol No Callem, que foi aplicado no caso do jogador Daniel Alves, preso por estupro e agressão sexual contra uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona, na Espanha. O lançamento do protocolo no estado será no dia 8 de março.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews