Piauí teve segundo maior crescimento na geração de empregos do Nordeste

03/05/2021 14h33


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAções adotadas em março pelo Governo do Estado e avanço na vacinação deram confiança ao mercado.(Imagem:Divulgação)Ações adotadas em março pelo Governo do Estado e avanço na vacinação deram confiança ao mercado.

O Piauí foi o segundo estado do Nordeste com maior crescimento relativo de empregos no primeiro trimestre de 2021. De janeiro a março, a alta foi de 1,83%, superada apenas pela Bahia, que registrou 2,51% no mesmo período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na semana passada pelo Ministério da Economia.

No trimestre, dois estados da região Nordeste tiveram saldo negativo: Alagoas (-2,70%) e Sergipe (-0,22%). Já no mês de março, enquanto o Piauí registrou saldo positivo de 1.236 empregos, quatro estados da região geraram desemprego: Alagoas (-8.310 vagas), Pernambuco (-2.762), Ceará (-1.564) e Sergipe (-1.457).

O saldo de empregos significa a diferença entre o total de pessoas admitidas (8.191) e o de trabalhadores dispensados (6.955) no período pesquisado. O setor que mais contratou em março no Piauí foi a indústria (502 vagas), seguida do comércio (399) e agropecuária (213). A construção registrou saldo negativo (-7 vagas).

O superintendente de intermediação de mão de obra do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine), Daniel Carvalho, diz que a geração de empregos é reflexo da confiança do empresário no mercado, devido ao avanço da vacinação na população piauiense, e também das medidas econômicas implantadas pelo Governo do Estado.

O gestor também afirmou que as medidas adotadas pelo Estado no início de março para amenizar os impactos das restrições de funcionamento de atividades comerciais influenciaram na geração de empregos. “O governo prorrogou o pagamento de alguns tributos, para dar mais fôlego às empresas. Dessa forma, o empresário pôde manter o funcionário”, disse Daniel Carvalho.

“O auxílio ao setor de bares e restaurantes, o Refis para débitos de ICMS e IPVA, o adiamento do pagamento do Simples Nacional e a liberação de linha de crédito de R$ 50 milhões pela Agência Piauí Fomento tiveram efeito e amenizaram o impacto da pandemia na economia”, afirma o superintendente.

Daniel ressaltou ainda a importância da vacina, lembrando que, quanto mais pessoas imunizadas, o número de casos de Covid-19 tende a cair e, com isso, as pessoas vão ficar mais seguras para retomar as atividades. “O governador é incansável na busca por mais vacinas, pois sabe que a imunização vai salvar vidas e melhorar a economia do estado”, disse Carvalho.

Tópicos: vagas, estado, empregos