Piauà vacina mais de 520 mil contra H1N1 e chega a 80% da meta
20/05/2016 13h57Fonte G1 PI
Até esta sexta-feira (20), mais de 520 mil pessoas foram imunizadas contra a Influenza A H1N1 em todo o Piaui. O número representa 80,81%, informou a Secretaria de Estado de Saúde. A campanha de imunização encerra nesta sexta..Segundo a Sesapi, vários municípios do interior estão enfrentando dificuldades no envio dos boletins da vacinação para o Ministério da Saúde. O principal motivo são os problemas com internet nas cidades.
A vacina é destinada às crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
“Ultrapassamos a meta no que diz respeito às crianças de seis meses a menores de cinco anos, onde mais de 100% foram vacinadas. Também já atingimos a meta dos trabalhadores de saúde, com pouco mais de 80%. O foco agora é reforçar a vacinação para gestantes, puérperas e idosos”, disse a coordenadora estadual de Imunização, Kassia Barros.
Após uma mudança de estratégia da Fundação Municipal de Saúde, a distribuição das doses está concentrada em 27 salas, sendo 19 Unidades Básicas de Saúde e oito hospitais espalhados pela capital.
"O planejamento foi baseado nas demandas observadas. Definimos cinco UBS em cada região da cidade para serem referência da vacinação, que funcionam das 8h ao meio dia e das 14h às 18h", explicou a diretora de Ações Assistenciais da FMS Smithanny Barros.
A gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo, lembra que, “segundo orientação do Ministério da Saúde, o sistema de informação ficará aberto até o dia 10 de junho para que todos os municípios insiram os dados referentes à vacinação”.
A Sesapi informou ao G1 que até agora não existe discussões acerca de uma provável prorrogação da campanha. Apesar disso, a secretaria garantiu que as vacinas continuarão disponíveis nos postos em todo o Piauí. Os números da vacinação estão sendo atualizados constantemente pela equipe da secretaria.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook