PM apreende menores deixando droga e celular na Irmão Guido
09/08/2015 10h30Fonte Cidadeverde.com
Imagem: SejusClique para ampliar
Dois adolescentes de 11 e 14 anos, além de um jovem de 21 anos, foram detidos na noite dessa sexta-feira (7) pela Polícia Militar. Agentes penitenciários com apoio da Força Tática da Polícia Militar localizaram as três pessoas que estavam arremessando objetos para dentro da Penitenciária Regional Irmão Guido, mais precisamente para dentro do pavilhão B. O fato ocorreu por volta das 23h30.
O policial militar que estava na proteção superior do presídio suspeitou de movimentação na área externa e detectou que os suspeitos jogavam celulares e droga para os detentos.
O trio foi rapidamente abordado e contido em uma moto modelo Honda Fan preta. Os três tinham em posse vários celulares, pilhas, baterias, acessórios e drogas. Após a prisão, uma vistoria no pavilhão foi coordenada pela gerência e coordenação de disciplina da Irmão Guido e pelos oficiais da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí (Dipe) e mais objetos foram retirados do local.
Após a ação, os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina. De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, a ação já estava sendo monitorada pela Inteligência.
"A Dipe, juntamente com a direção e coordenação de disciplina da Irmão Guido, já vinha monitorando essa modalidade de ação, com base nos materiais retirados dos pavilhões nas vistorias", observa.
Ainda segundo o diretor de Inteligência, uma grande quantidade de drogas, celulares, pilhas e baterias vinha sendo retirada durante as revistas, que, por conta disso, foram intensificadas.
"O número de material apreendido diminuiu com a intensificação das vistorias iniciais, mas, nas últimas semanas, aumentou. Os agentes e policiais militares suspeitaram de movimentações à noite nas imediações do presídio, o que motivou o reforço da fiscalização e orientações, resultando no êxito da operação dessa sexta", diz.
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca a ação conjunta dos agentes e policiais militares, que, segundo ele, executam suas atividades nos presídios com "apoio irrestrito" de parceiros como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
"O resultado positivo dessa operação reafirma por si a importância da cooperação entre os agentes de justiça e segurança pública no combate à criminalidade. Vamos, portanto, continuar fomentado o trabalho conjunto e os investimentos em inteligência", frisa.
Imagem: Cidadeverde.com
Também de acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Piauí, os três indivíduos estavam agindo na Irmão Guido há cerca de dois meses e recebiam R$ 40 por cada carga arremessada e recepcionada dentre do presídio. A Dipe informa que está trabalhando em parceria com as polícias e a gerência da penitenciária para identificar os mandantes da ação. A Sejus prossegue intensificando as vistorias nesta e em outras unidades penitenciárias.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui