PM prende dois suspeitos de instalar "chupa-cabra" em caixa eletrônico em Paulistana
03/11/2022 09h14Fonte ClubeNews
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarOs suspeitos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Dois homens foram presos em flagrante suspeitos de instalarem um equipamento conhecido como “chupa-cabra” em caixas eletrônicos na cidade Paulistana. Esse aparelho é usado para furtar dados dos cartões de crédito. As prisões aconteceram na manhã desta quarta-feira (2).
Os equipamentos estavam instalados em uma agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Marechal Deodoro, no Centro da cidade.
De acordo com o 20º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Ao suspeitarem da instalação do equipamento, os profissionais de segurança e vigilância privada da agência acionaram os policiais militares.
“Segundo os profissionais que relataram o fato ao Copom, o sistema de videomonitoramento da agência havia flagrado a presença de pessoas instalando ‘chupa-cabra’ nos caixas eletrônicos. Diante das informações, as equipes se deslocaram até a agência da Caixa Econômica Federal, onde prenderam dois nacionais cometendo a ação criminosa”, informou a
PMPI ao Portal ClubeNews.
Durante a abordagem policial, os suspeitos apresentaram versões diferentes para evitar a prisão.
“Inicialmente, os dois infratores negaram; todavia, com a ajuda do videomonitoramento interno foi possível observar os mesmos instalando os equipamentos ilícitos nos terminais com o objetivo de lesar os clientes da referida instituição financeira”, ressaltou a PMPI.
Os presos são naturais do estado do Ceará, um de Fortaleza e outro de Cratéus. Um terceiro suspeito de participar da ação não foi identificado; ele fugiu durante a abordagem abandonando um veículo (Gol, cor branca, placa de Crateus).
Além do veículo, a PM apreendeu o equipamento ‘chupa-cabra’, cartões de banco, dinheiro e celulares.
CHUPA-CABRA
Para instalar o equipamento conhecido como “chupa-cabra”, os criminosos sobrepõem por meio de fita adesiva dupla face um falso mecanismo de entrada do cartão magnético nos caixas eletrônicos. Com isso, é possível copiar a trilha do cartão.
A clonagem também aconteceu com a instalação de uma microcâmera próximo ao teclado que tem a capacidade de gravar a senha da vítima.
Com o mecanismo, os criminosos conseguem produzir vários cartões com as trilhas capturadas e utilizá-los com as senhas que foram gravadas para sacar dinheiro.
CUIDADOS
- Observe anormalidades sutis, mas estranhas, no teclado ou no leitor de cartão da máquina.
- Os sinais indicadores de chupa–cabras são: leitor de cartão volumoso, resposta estranha do teclado de PIN ao toque, anexos incomuns em outras partes da máquina.
- Ao perceber que uma transação em um terminal eletrônico dá erro, desconfie.
- Veja se o caixa não foi violado: coloque suas mãos nas laterais do terminal eletrônico e puxando para sua direção. Se algum mecanismo frontal estiver sobreposto, ele será, facilmente, retirado.
- Se constatada a adulteração ou se o cartão ficar preso no terminal eletrônico, o cliente deve entrar em contato com urgência com o banco e acionar a polícia militar.
- Observe a parte de cima do caixa eletrônico, se há a existência de microcâmeras. Elas geralmente possuem formato retangular apontado para o teclado.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews