PolÃcia enfrenta dificuldades para recuperar veÃculos roubados no PI
29/12/2014 09h38Fonte G1 PI
Recuperar veículos roubados no Piauí não tem sido uma tarefa fácil para a polícia. De acordo com o delegado geral James Guerra, a maior dificuldade ocorre devido o envio dos veículos para o interior do Maranhão e também pela mudança de documentação com a ajuda criminosa de agentes públicos. Segundo ele, a participação ilegal de servidores dos Detrans contribui para a dificuldade na recuperação dos carros.
“Quando existe a participação de servidores dos Detrans, eles conseguem esquentar a documentação. Mas via de regra o carro circula normalmente com uma placa dublê que não tem registro de furto e anda livremente por municípios do Maranhão”, falou o delegado. Ainda segundo ele, a dificuldade de acesso às localidades do interior maranhense é uma das barreiras para a polícia.
Segundo dados da Polícia Interestadual do Piauí (Polinter), somente de 2013 até o primeiro semestre de 2014 já foram registrados mais de 2.700 roubos ou furtos de veículos no estado do Piauí. Do total roubado em 2013, pouco mais da metade foi recuperada. De acordo com a polícia, o número de roubos a veículos na capital tem aumentado e o alvo principal das quadrilhas são motocicletas e pick-ups.
Segundo o capitão Jesiel Sobrinho, chefe adjunto da assessoria de comunicação da Polícia Militar, a preferência por esse tipo de veículo ocorre devido a utilização deles em fazendas do interior. Jesiel afirma que a polícia tem feito blitz constantemente para localizar os veículos fruto de roubo, mas admite que a falta de combustível nas viaturas tem dificultado o trabalho da polícia.
“Nós estamos operando quase no vermelho e isso tem dificultado muito para fazermos as abordagens em Teresina e também no interior do estado”, revelou o capitão. A capital possui uma frota de 630 mil veículos, o que corresponde a 44% da frota de todo o estado. Somente no dia 19 desse mês, foram 23 roubos registrados e apenas três foram recuperados.