Polícia faz operação e prende PM suspeito de desviar materiais no Piauí

13/01/2014 09h42


Fonte G1 PI

 Após furtos no Juizado Especial de Teresina no fim do ano passado, a Polícia Civil do Piauí deflagrou às 5h desta segunda-feira (13) a 'Operação Depeculatus'. Segundo a delegada Maria Laura, do 24º Distrito Policial, um policial militar identificado como Givaldo Araújo da Silva foi preso suspeito de desvio de materiais. Outros três mandados de prisão e seis de busca e apreensão serão cumpridos.

"Percebemos que alguns materiais de escritório estavam sumindo do depósito judicial. A partir daí fízemos uma quebra de sigilo telefônico e decobrimos que pessoas ligadas ao juizado eram as responsáveis pelos furtos", revelou.

De acordo com a polícia, após dois meses de investigação, foram colhidas provas de um suposto crime de peculato (quando o funcionário público se apropria de dinheiro ou qualquer outro bem móvel) envolvendo o desvio de material de limpeza, de expediente e eletrodomésticos pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que se encontram armazenados em um depósito judicial localizado no Bairro Redonda, Zona Sudeste da capital, e que deveriam ser distribuídos para todas as unidades judiciárias do Estado.

Para a delegada Maria Laura, o material desviado era repassado para terceiros, como papelarias e distribuidoras. Somente na casa do policial militar preso foram encontrados computadores, cadeiras, armários e outros produtos roubados do Juizado.

"Além das casas dos envolvidos, alguns mandados de busca e apreensão também serão feitos nas empresas que receptavam estes materiais desviados. Já os presos estão sendo encaminhados para a Academia de Polícia", acrescentou a titular do 24º DP.