Policiais do Bope do PI participam de capacitação sobre câmeras corporais e uso da força em BrasÃlia
07/02/2025 19h00Fonte Governo do PiauÃ
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Piauí participaram, em Brasília, do 1º Encontro Técnico e Pedagógico de Docentes do Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força. O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ocorreu entre os dias 3 e 5 de fevereiro, no Ministério da Justiça e Segurança Pública.Com a presença de representantes de diversas instituições de segurança pública de todo o Brasil, o encontro teve como principal objetivo a padronização das metodologias e normativas relacionadas ao uso diferenciado da força e à implementação de câmeras corporais nas atividades policiais. A iniciativa busca garantir a qualificação dos docentes responsáveis por disseminar esse conhecimento em seus respectivos estados.
Imagem: Divulgação
“No evento foram atualizados e padronizados planos de disciplina e planos de aula voltados para o uso de câmeras corporais e instrumentos de menor potencial ofensivo. Os policiais Bope da PMPI irão compor o efetivo de docentes da Senasp e estarão ministrando instruções sobre o uso diferenciado da força e a utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo tanto no estado do Piauí como em outros estados da federação”, destacou o major Fracílio, comandante do Bope.
A programação incluiu palestras e oficinas voltadas para a construção de políticas públicas, o compartilhamento de experiências sobre o uso de câmeras corporais e a produção de materiais didáticos específicos. A proposta é que, com a capacitação adquirida, os profissionais possam atuar como multiplicadores, promovendo maior transparência e segurança nas operações policiais.
Imagem: DivulgaçãoPoliciais do Bope do Piauí participam de capacitação sobre câmeras corporais e uso da força em Brasília
Após o encontro, os policias retornam ao Piauí para aplicar as diretrizes padronizadas e compartilhar as novas práticas com suas equipes, reforçando a qualificação do efetivo e aprimorando as ações de segurança pública no estado. “Dos dias 24 a 27 de fevereiro, os policiais do Bope da PMPI estarão ministrando instruções de uso diferenciado da força, instrumentos de menor potencial ofensivo no estado de Alagoas”, pontuou o comandante.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook