Ponte que liga municÃpios no PI está destruÃda e moradores ficam isolados
23/12/2014 08h10Fonte G1 PI
Cerca de 5 mil habitantes da cidade de Arraial, a 239 km de Teresina, região Sul do Piauí, estão ilhados porque as duas pontes que davam acesso ao município foram destruídas. O município já chegou a passar 48 horas sem acesso, e em novembro, a prefeitura do município declarou situação de emergência após encaminhar um ofício à Brasília e solicitar o acompanhamento da Defesa Civil.“Outro dia nós ficamos aqui ilhados por 48 horas sem sair para lugar nenhum e sem nenhuma saída”, contou o agente de saúde Cícero de Miranda. “Quando o rio está cheio é preciso esperar o rio secar para poder passar”, pontuou.
O mesmo problema também é observado na cidade de Francisco Ayres, vizinha de Arraial. Segundo os moradores, quando chove o problema se agrava ainda mais. Enquanto isso, boa parte da população que precisa de serviços básicos, como saúde e transporte, está prejudicada por causa do acesso que não existe mais.
“Só Deus sabe como a gente passa aqui. Primeiro que deveríamos passar ali em cima, mas não tem mais passagem na ponte e nós estamos passando por essa situação aqui”, comentou Bartolomeu Morais, morador de Francisco Ayres.
O prefeito da cidade de Arraial, Dedé Marinho, disse que diariamente são transferidos pacientes para a cidade de Floriano e comentou que o problema é grave.
“Aqui é o nosso acesso a Floriano, a cidade polo de saúde. A ponte estava ruim, mas carros de pequeno porte estavam passando. Já procuramos a Defesa Civil e fizemos um decreto de situação de emergência que já foi homologado e mandado para Brasília”, frisou o gestor.
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) disponibilizou recursos no valor de cerca de R$ 3 milhões para concluir a obra das duas pontes, mas a empresa responsável pelo serviço só retirou as antigas estruturas de madeira e improvisou desvios que passam pelo leito.
O diretor geral do Idepi, Elizeu Aguiar, lamentou a situação das pontes e disse que entrou em contato com a Defesa Civil para elaborar um orçamento para a construção de uma passagem.
“A solução seria um paleativo para o período chuvoso. O projeto já foi enviado para Brasília para aprovação e espera-se que se possa conseguir uma ponte móvel para poder dar acesso à cidade. Logo que liberado, será construída uma ponte efetivamente segura”, garantiu.
Quanto ao prazo, o diretor do Idep disse que a nova equipe do governo já foi informada da situação. “Eles vão dar celeridade ao processo pela gravidade de ter uma cidade como Arraial isolada”, finalizou.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews