Posto da PM é fechado e moradores protestam bloqueando rodovia no PI

22/01/2016 14h03


Fonte G1 PI

Moradores do povoado Cerâmica Cil, na zona rural de Teresina, atearam fogo em pneus e bloquearam a PI-130 na manhã desta sexta-feira (22). Segundo o vice-presidente da associação de moradores, Francisco Sales, a população está revoltada com o fechamento do único Posto de Policiamento Ostensivo (PPO) na região.

Conforme os moradores, o PPO foi inaugurado em julho do ano passado, mas há dois meses está desativado. O prédio foi reformado pelas pessoas da própria comunidade com o apoio das associações de moradores e de comerciantes da área. No local antes funcionava a antiga delegacia, que também estava desativada há algum tempo.

“Foi uma festa bonita de inauguração. A comunidade ficou feliz e mais tranquila por se sentir segura com o funcionamento do posto, no entanto, esta alegria não demorou muito porque desde novembro os policiais deixaram de fazer o policiamento ostensivo”,
lamentou.

Imagem: Francisco SalesMoradores protestam por fechamento de PPO na PI-130.(Imagem:Francisco Sales)Moradores protestam por fechamento de PPO na PI-130.

Ainda segundo o vice-presidente, os assaltos que antes aconteciam somente no turno da noite, passam a ocorrer em plena luz do dia.

“Os estabelecimentos e residências também passaram a ser alvos destes assaltantes. Queremos segurança”, disse.

A Polícia Militar informou que os moradores tinham uma reunião marcada com o comandante da área na manhã desta sexta-feira, mas com o lançamento da Operação Presença, que teve início nesta sexta na capital, o encontro foi remarcado.

No entanto, os moradores não aceitaram o adiamento da reunião e realizaram o protesto. A PM informou ainda que o comandante da área se deslocou para o local para conversar com os moradores.