Prédio de setor da Uespi é isolado após desabamento de parte do teto
11/03/2023 20h24Fonte G1 PI
Imagem: DivulgaçãoPrédio de setor da Uespi é isolado após desabamento de parte do teto.
Parte do teto do setor Setor 21 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA desabou no Campus Poeta Torquato Neto, neste sábado (11). O prédio, que fica no bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina, foi interditado pela instituição enquanto o problema está sob apuração. A instituição informou que a equipe do Departamento de Engenharia foi ao local e na segunda-feira (13) fará uma vistoria para, em seguida, começar o trabalho de reparação. (Confira a nota completa no fim da reportagem)
Problemas de estrutura são relatados com frequência por alunos e professores da instituição. Desta vez, o desabamento atingiu o teto do corredor e parte de uma sala, conforme é possível ver por fotos e vídeos divulgados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp).
Imagem: DivulgaçãoPrédio de setor da Uespi é isolado após desabamento de parte do teto.
As entidades divulgaram notas lamentando a situação (leia as íntegras ao fim da reportagem).
"É lamentável a forma como a única universidade pública mantida pelo Estado do Piauí vem sendo tratada. Há anos, professores e estudantes veem denunciando a precariedade, desrespeito e o sucateamento da Universidade Estadual do Piauí. Construída de forma improvisada e mantida em condições precárias, a estrutura da universidade já não suporta mais tamanho descaso", lamentou a nota da Adcesp.
O DCE destacou que os problemas da instituição já são denunciados há bastante tempo. "Um problema antigo, que tem sido denunciado há anos e pouco, ou quase nada, foi feito para melhorar minimamente a estrutura tão antiga e defasada do prédio, que coloca em risco a vida de estudante e servidores públicos e prestadores de serviços terceirizados", diz a nota do Diretório.
Leia as notas da Uespi e das entidades que representam alunos e professores:
Uespi
Por volta das 9h da manhã, a Prefeitura Universitária da Uespi foi informada que parte do teto de uma sala do prédio 21, no campus Torquato Neto, caiu e por segurança toda a estrutura foi isolada. A equipe do Departamento de Engenharia já foi ao local e, na segunda-feira, dia 13, fará uma vistoria para, em seguida, começar o trabalho de reparação.
Esclarecemos que o prédio não apresentava nenhuma adversidade, já que a Prefeitura Universitária não recebeu comunicação sobre qualquer problema no setor. Informamos que a universidade está no período de férias, nesse sentido, nossa equipe irá trabalhar para tudo ficar pronto antes do início das aulas, no dia 3 de abril.
Adcesp
É lamentável a forma como a única universidade pública mantida pelo Estado do Piauí vem sendo tratada. Há anos, professores e estudantes veem denunciando a precariedade, desrespeito e o sucateamento da Universidade Estadual do Piauí. Construída de forma improvisada e mantida em condições precárias, a estrutura da universidade já não suporta mais tamanho descaso.
Na manhã desde sábado, constatamos mais um episódio lamentável que confirma esse cenário caótico: parte do teto do Setor 21, localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA (popularmente conhecido como Carandiru) do Campus Poeta Torquato Neto, veio abaixo. O fato que revela, mais uma vez, o descaso dos gestores (Administração Superior e Governo do Estado) com a nossa instituição.
Além do descaso, o risco à vida de centenas de estudantes que circulam e assistem aula no setor. Até quando nossa universidade vai ser tratada dessa forma? Até quando o governo do estado vai fechar os olhos para essa triste realidade?
Reiteramos o convite que fizemos no início da nossa gestão: Governador Rafael Fontteles, venha circular pelos corredores da UESPI e conhecer a nossa universidade!
DCE
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), externa sua total indignação com a situação estrutural do Campus Poeta Torquato Neto que, neste sábado (11) amanheceu com mais uma situação de descaso com nossa instituição.
Um problema antigo, que tem sido denunciado há anos e pouco, ou quase nada, foi feito para melhorar minimamente a estrutura tão antiga e defasada do prédio, que coloca em risco a vida de estudante e servidores públicos e prestadores de serviços terceirizados.
Desta vez, a Uespi perde também parte do Setor 21, que já havia passado por reparos, que evidentemente foram mal executados.
O abandono e descaso é sentido por todos da comunidade acadêmica e traz a tona o abandono por parte do Governo do Estado para com a Universidade Estadual do Piauí.
Seguimos na luta e cobramos imediata resposta por parte da reitoria da Uespi @uespioficial e pelo governo do Estado @governodopiaui, ao tempo em que anunciamos que novas possíveis medidas serão adotadas, em caso de continuidade da situação atual.