Prefeitura de Pedro II, no PiauÃ, descarta Festival de Inverno em 2022 e anuncia retorno em 2023
16/06/2022 10h29Fonte G1 PI
Imagem: Lucas Marreiros/g1Última edição realizada do Festival de Inverno de Pedro II, em 2019.
A Prefeitura Municipal de Pedro II, 195 km ao Norte de Teresina, descartou a realização do Festival de Inverno em 2022. Em nota divulgada na noite de quarta-feira (16), a administração afirmou que ainda vive luto pelo recente falecimento do prefeito Alvimar Martins e que o aumento de casos de Covid-19 também foi um dos motivos para não realizar o evento neste ano.
No início deste mês, uma postagem nas redes sociais do festival afirmava que havia um plano de realizar o evento no período do aniversário de Pedro II, em agosto. Tradicionalmente, o festival é realizado em junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi.
Quando os números de infecções e óbitos pela doença provocada pelo novo coronavírus reduziram, em 2021 e no início de 2022, especulou-se que o evento retornaria, mas nenhum comunicado oficial havia sido feito até quarta (15).
Na nota da prefeitura, a gestão informou que a decisão foi tomada após reunião com o Governo do Estado. A atual prefeita da cidade, Betinha Brandão (PSB), que assumiu após a morte de Alvimar Martins, declarou que o adiamento do festival foi necessário e a expectativa é que ele possa ser realizado da melhor forma no próximo ano.
“Estamos passando por um momento ainda de resignação pelo falecimento do nosso ex-prefeito, que deixou uma grande tristeza em todos nós. Em segundo lugar, para garantir a proteção e a segurança dos pedrossegundenses e visitantes contra a covid-19, é melhor que não aconteça o evento neste ano. Daremos o nosso melhor para que, em 2023, estejamos juntos, celebrando um dos maiores festivais culturais do Brasil", disse a gestora.
O Festival de Inverno foi criado em 2004, realizado em parceria entre a prefeitura da cidade, o Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ao longo de 16 edições, passaram pelos palcos do evento bandas locais, regionais e grandes nomes da música nacional, como Skank, Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Ana Carolina, Alcione e Vanessa da Mata.
A 17ª edição foi cancelada, em 2020, após o início da pandemia. Em sua última edição realizada, o evento reuniu shows de Adriana Calcanhotto, Toni Garrido e Paulo Ricardo.