Preso dono de restaurante que usava aparelho que para registro na capital

07/08/2016 08h17


Fonte G1 PI

Um homem, dono de um restaurante que fica na Zona Leste de Teresina, foi preso na noite da sexta-feira (5) suspeito de furtar energia em seu estabelecimento. Segundo a Eletrobras Piauí, durante o flagrante, equipes da empresa e da Polícia Civil encontraram um equipamento que interrompia o registro do consumo do local.

Imagem: Catarina Costa/G1Clique para ampliarSegundo Eletrobras, cerca de 17% da energia acaba sendo desviada.(Imagem:Catarina Costa/G1)Segundo Eletrobras, cerca de 17% da energia acaba sendo desviada.

Conforme a Eletrobras, o aparelho não deixava vestígios do desvio de energia, o que dificultava o trabalho da Polícia Civil e da companhia na identificação do furto. A suspeita surgiu quando a empresa passou a perceber que o consumo faturado não representava o valor esperado.

O uso do aparelho, segundo a distribuidora de energia elétrica, era feito sempre durante a noite, quando o fluxo de clientes e o consumo era maior.

Conforme a empresa, o estabelecimento vinha sendo monitorado há algumas semanas. Preso, o homem foi encaminhado para a Central de Flagrantes e deve responder pelo crime de furto qualificado.

A Eletrobras estima que cerca de 17% da energia que é distribuída acaba sendo perdida em decorrência de desfios e fraude, principalmente em estabelecimentos comerciais.

Outros casos

Esta não é a primeira vez que a companhia flagra furtos de energia em grande proporção. Há um mês, técnicos da Eletrobras descobriram o furto de energia em seis apartamentos de um condomínio de luxo na Zona Leste de Teresina. Na época, a empresa estimou que os apartamentos passaram pelo menos cinco anos ligados à revelia.

Em junho, a Polícia Civil prendeu cinco pessoas por inadimplência e furto de energia em Teresina. Os furtos foram descobertos em um hotel e em um restaurante, ambos da Zona Leste da capital.