Professor piauiense avalia tema da redação do Enem 2023: "mais uma vez, um tema social importante"
05/11/2023 19h40Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoTema da redação 2023 do Enem anunciado pelo Inep.
O professor de redação, Thiago Morais, do colégio Equação Certa, avaliou o tema da redação do Enem 2023. Segundo ele, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma vez, abordou questões sociais importantes.
De acordo com Thiago, o aluno poderia abordar a temática levando em consideração dois fatores: a ineficiência de políticas públicas por parte do estado e os vários estigmas, estereótipos, além da discriminação.
“Então, de um lado culpabiliza-se o poder público e, de outro lado, no parágrafo de desenvolvimento dois, por exemplo, pode realmente atribuir parcela da culpa à soberba social, aos mecanismos que infelizmente são protagonizados pela sociedade e que deterioram, deturpam e aviltam a dignidade de muitas mulheres que têm como labor, como ofício, cuidar de crianças idosos e os afazeres de casa também”, afirmou o professor.
Como proposta de intervenção, Thiago Morais sugeriu que o candidato pudesse organizar as ideias de forma que as responsabilidades fossem atribuídas ao governo, família e escola. Ao governo caberia políticas que fizessem parte do cotidiano e pudessem atribuir uma melhor remuneração à mulher.
No aspecto social, o professor indicou que competiria à família e à escola ampliar diálogos e transmissões de princípios éticos e morais para dignificar o trabalho da mulher assim como nas escolas que, segundo ele, devem trabalhar de forma multidisciplinar para diminuir a invisibilidade da mulher.
“Debater conteúdos facilitando o conhecimento para que essa causa não possa ser uma causa apenas das mulheres que cuidam, e aí para diminuir, de fato, essa invisibilidade, possa ser uma causa da escola, da família e, por que não dizer, de toda a sociedade. Entes sociais agregados, entes sociais em parceria. Muito provavelmente haverá uma mitigação dessa pauta, uma mitigação desse aviltamento social que tanto é presente na sociedade brasileira hodierna”, comentou Thiago.