Professores da rede estadual do Piauà encerram greve sem ter reivindicações atendidas: "governo não
30/06/2022 08h59Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação/Sinte-PIProfessores da rede estadual mantêm greve no Piauí.
O Sindicato dos trabalhadores de Educação (Sinte) da rede estadual de ensino decidiu, após uma assembleia realizada nesta quarta-feira (29) finalizar a greve da categoria. Os professores ficaram 127 dias em greve.
Segundo o Sinte, cerca de 90% da categoria presente na assembleia votou pelo fim da greve, porque eles teriam tido seus pontos cortados desde a última sexta-feira (24). O corte de ponto é uma ação que o governo só pode executar caso a greve seja considerada ilegal pela Justiça, o que aconteceu ainda em 13 de abril, quando o movimento completou 66 dias.
O Sinte argumenta que a determinação de ilegalidade está sub júdice, ainda a ser julgada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a professora Paulina Almeida, presidente do Sinte, afirmou que o fim da greve foi forçado pela "conjuntura difícil para a classe trabalhadora", e que o Governo do Piauí "não correspondeu" às tentativas de negociação.
Os professores buscavam o reajuste de 33,24%, conforme definido pelo Governo Federal, além de outros dois reajustes (12,84% referente ao ano de 2020 e 4,17% à 2019) que não teriam sido pagos pelo governo.
Com o fim da greve, os professores devem retornar às salas de aula nesta quinta-feira (30). Mesmo assim, o Sinte afirma que continuará fazendo protestos e buscando negociar com o Governo do Estado.