Professores da UFPI decidem continuar em greve; outras universidades decidiram pelo fim do movimento

23/06/2024 11h05


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Ascom/UFPIProfessores da UFPI decidem continuar em greve; outras universidades decidiram pelo fim do movimento.(Imagem:Ascom/UFPI)Professores da UFPI decidem continuar em greve; outras universidades decidiram pelo fim do movimento.

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram, em assembleia extraordinária, seguir com o movimento grevista por tempo indeterminado. Os docentes aderiram ao movimento nacional no último dia 28 de maio. Na semana passada, o comando nacional da greve solicitou as 55 universidade que realizem assembleias para decidir pela permanência ou não da greve. No Piauí, a assembleia aconteceu na última quinta-feira (20) e a maioria votou pela continuidade da greve. Outras 25 universidades decidiram encerrar o movimento, segundo levantamento realizado pela Agência Brasil.

Na sexta-feira (21), os professores realizaram manifestação diante do Centro de Convenções onde o presidente Lula participava da Caravana Federativa. Professores do Ifpi, em greve desde abril, também participaram do protesto.

Ao cidadeverde.com, a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí, Escolástica Santos, a negociação entre o governo federal e a categoria já avançou em alguns pontos, mas ainda precisa avançar no reajuste salarial ofertado aos servidores para o ano de 2024.

"Conseguimos muitos avanços na negociação, conseguimos reajustar o auxílio-alimentação, por exemplo, conseguimos derrubar portarias que dificultam o nosso trabalho dentro da UFPI e do IFPI, já temos inclusive um acordo sobre o percentual de reajuste salarial para o próximo ano, mas o deste ano segue zero, não temos reajuste", explicou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui