Professores do Sesc conquistam 3º lugar em Prêmio Educador Transformador
24/04/2024 08h26Fonte Sesc-PI
Imagem: DivulgaçãoProfessores do Sesc conquistam 3º lugar em Prêmio Educador Transformador.
Os professores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ampliar suas redes de contatos, receber reconhecimento e inspirar outros educadores com suas práticas inovadoras.
Dois professores dos centros educacionais do Sesc no Piauí conquistaram o terceiro lugar, na etapa estadual, do Prêmio Educador Transformador 2024. Os projetos “Empreender: a qualquer idade, em todo tempo”, do professor Almir Francisco de Sousa, diretor do Sesc Ler Acauã e “Parnaíba, nossa história, nosso lugar”, apresentado pelo professor de História do Centro Educacional Cívico Militar, Bruno Eduardo Souza, estão entre os três melhores na etapa estadual.
O Prêmio Educador Transformador é o maior reconhecimento da Educação Empreendedora do país. É uma correalização do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare com o intuito de valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.
Para participar do Prêmio os professores das escolas públicas e privadas do todo país precisam ter desenvolvido ou estar desenvolvendo algum projeto inovador, que mobilize os seus alunos em situações do dia a dia, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida. Nesta edição do Prêmio são aceitos projetos realizados entre 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino.
A novidade desta segunda edição são as etapas estaduais, regionais e a nacional (em formato online). As categorias do Prêmio são Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foram inscritos mais de 3 mil projetos para o Prêmio Educador Transformador deste ano. Para a etapa estadual foram selecionados 189 projetos transformadores de cada estado. Os primeiros colocados em cada projeto estadual vão concorrer à etapa regional, que escolherá 35 iniciativas e por último a etapa nacional elegerá os 7 melhores projetos.
Projeto “Empreender: a qualquer idade, em todo tempo”:
Representante: Almir Francisco de Sousa – diretor do Sesc Ler Acauã
Projeto realizado no Centro Educacional Sesc Ler Acauã – no Sul do Piauí. Concorreu na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo do projeto é promover o empreendedorismo em todas as idades, destacando a importância da escola como espaço de criação e construção de novos conhecimentos. Dividido em quatro etapas, o projeto abordou temas como aprofundamento no empreendedorismo, criação de uma startup/marca, idealização de produtos e estratégias de marketing, culminando na participação na Feira do Empreendedor durante a XII ExpoAcauã em 2023.
A participação na Feira do Empreendedor foi o ápice do projeto, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, ampliando suas habilidades empreendedoras e estabelecendo importantes conexões para o futuro profissional. O sucesso da participação na Feira não apenas resultou em vendas expressivas dos produtos, mas proporcionou crescimento pessoal dos alunos, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, resiliência e capacidade de adaptação.
Projeto “Parnaíba, nossa história, nosso lugar”
Projeto realizado no Centro Educacional Cívico Militar com os estudantes do ensino fundamental anos finais ( 6º ao 9º ano) – com objetivo de apresentar, através de visitas mediadas, o conjunto histórico e paisagístico de Parnaíba, enfatizando a importância da conservação e promoção do patrimônio cultural, conhecendo os setores econômicos, identificando suas raízes e a motivação para a sua existência na região.
Representante do Projeto: Bruno Eduardo de Lima Souza – Prof.º de História do Centro Educacional Cívico Militar