Programa Busca Ativa é ampliado para 141 cidades para identificar infectados de Covid-19 no PiauÃ
13/06/2020 10h38Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoGovernador Wellington Dias fala sobre a ampliação do Programa Busca Ativa.
O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta sexta-feira (12) a ampliação do Programa Busca Ativa de 15 para 141 municípios do Piauí. A intenção é identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus, realizar o tratamento precoce dos pacientes e evitar a propagação do vírus.
O monitoramento do programa é feito pelas equipes do Projeto Saúde da Família, formada por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem. Os profissionais fazem visitas domiciliares para identificar os pacientes com sintomas, que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19.
"Os profissionais trabalham acompanhando as famílias, vão nas casas delas, fazem o exame clínico e teste rápido. A partir do resultado se faz a orientação para tratamento domiciliar, acompanhamento na unidade de saúde ou dependendo da gravidade para internação", explicou Wellington Dias.
Além da ampliação do programa, o governador destacou que o Busca Ativa contará com a parceria com o setor privado. Desta forma garantindo melhores condições de identificar precocemente o paciente e o tratamento.
Para o diretor do Hospital Estadual de Campanha do Verdão e coordenador do Programa Busca Ativa, Jefferson Campelo, o diagnóstico precoce vai contribuir para um real número do coronavírus no Piauí, além de impedir a superlotação do sistema de saúde.
"Vamos direcionar os profissionais primeiramente para casas de pessoas sintomáticas e com comorbidades. São 60 mil testes que serão realizados e os pacientes serão encaminhados para um tratamento adequado", explicou.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, destacou que a implantação do Programa Busca Ativa surgiu dentro do Consórcio Nordeste, como complemento das ações de combate ao coronvírus. Ele destacou que mais municípios foram chamados para ingressar e reduzir o índice de transmissibilidade em todo o Piauí.
"É uma ação que se soma as barreiras sanitárias realizadas nos municípios e o Monitora Covid, que a pessoa pode baixar no celular o aplicativo e responder as perguntas como autoavaliação. Dependendo dos sintomas, o paciente é remetido para os 62 médicos da plataforma", acrescentou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook