Programa consegue reconhecimento de paternidade para 1.487 pessoas

20/03/2014 09h36


Fonte G1 PI

Vários serviços do poder judiciário estão sendo oferecidos aos moradores do bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina, por meio do Projeto Eu tenho Pai e da Justiça Itinerante, que já realizou 1.487 reconhecimentos de paternidade no estado. A ação fica na região até a sexta-feira (21) e está instalada no Escolão do bairro Mocambinho.

Segundo a justiça, a ação é importante para mães que precisam deste reconhecimento para ter direito a uma série de benefícios.

A secretária geral da Justiça Itinerante, Raquel Waquim, explica que o objetivo do projeto é voltado para o reconhecimento da paternidade. “Todo ser humano tem direito de saber quem é seu pai. Com essa ação, temos facilidade de solucionar este tipo de problema nas famílias. O procedimento acontece de forma extrajudicial. Então, qualquer pessoa que tiver problemas inerentes a paternidade pode procurar nosso atendimento no Escolão do Mocambinho, onde ficaremos até a sexta-feira, dia 21”, informa Raquel.

Raquel conta que o projeto Eu Tenho Pai, funciona da seguinte forma. “Se o pai não for, a mãe leva o nome e o endereço desse pai, para que o projeto notifique a pessoa e faça uma conciliação. Caso ele não deseje reconhece a paternidade voluntariamente, por ter dúvidas, é realizado na hora um exame de DNA de forma gratuita. O resultado sai em até 45 dias, depois as partes são chamadas para abertura do resultado do exame e na hora é feito o reconhecimento de paternidade”, destaca.

Ainda sobre a ação Justiça Itinerante, além do projeto Eu Tenho Pai, também é oferecido à população os serviços de divórcio consensual, retificação de Registro Geral Civil, casamento, nascimento e óbito, suprimento de nascimento e serviços extrajudiciais como emissão da 1ª via de RG, orientação de benefício do INSS, oficina da beleza e o casamento comunitário, sendo que os casais podem se habilitar até a sexta-feira.

Na próxima semana, o Justiça Itinerante ficará instalada de 25 a 28 de março no Campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do Bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook