Projeto de estudante piauiense conquista 2º lugar no Desafio LED - Luz na Educação

25/06/2024 21h55


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoalRaislúcio Leal, de Belém do PI, conquista 2º lugar no Desafio LED com projeto Raislúcio Leal, de Belém do PI, conquista 2º lugar no Desafio LED com projeto "Voz Ativa".

O projeto piauiense "Voz Ativa", uma plataforma colaborativa que transforma livros científicos em audiolivros narrados por voluntários, conquistou o 2º lugar no “Desafio LED - Me dá uma luz aí!”, promovido pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho em parceria com a Mastertech.

Mais de 2,4 mil projetos foram inscritos no Desafio LED. Destes, 80 foram selecionados e passaram por quatro oficinas eliminatórias e uma banca avaliativa. Ao final da disputa, cinco projetos avançaram à etapa final. O projeto "Voz Ativa" foi a primeira iniciativa piauiense a figurar entre as finalistas.

A plataforma foi idealizada por Raislúcio Leal, natural de Belém do Piauí e estudante de Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Picos. Ele recebeu R$ 85 mil para investir no desenvolvimento do projeto.

A premiação aconteceu no último sábado (22), no Festival Led - Luz na Educação, realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo Raislúcio, a proposta do aplicativo é disponibilizar livros científicos para pessoas com deficiência visual. Os estudantes terão à disposição audiolivros de áreas de estudo específicas, mas também poderão solicitar novas gravações.

“Quando o Voz Ativa estiver pronto, os estudantes poderão baixá-lo, fazer um cadastro simples e utilizar o aplicativo. Já os voluntários, que podem ser de qualquer lugar do país, receberão certificados de horas complementares como forma de incentivo”, explicou o estudante.

O dinheiro da premiação será utilizado, de acordo com Raislúcio, no desenvolvimento inicial do Voz Ativa e também em marketing digital para a divulgação da plataforma.

“A ficha ainda está caindo: participar de um prêmio dessa magnitude, em nível nacional, representando meu estado... Os jovens do Piauí precisam se sentir inspirados, voltar ou começar a sonhar em também ocupar esses espaços”, destacou Raislúcio.

A primeira colocada foi a estudante Nathália Peixoto, de Hortolândia (SP), que sugeriu um sistema personalizado de recomendação de vídeos educacionais. Ela também recebeu R$ 85 mil para investir no sistema.

Projeto Leitura Ativa

Em 2023, Raislúcio já havia desenvolvido outro projeto: o “Leitura Ativa”, que incentiva o hábito da leitura e realiza o mapeamento de bibliotecas públicas em todo o Brasil.

A iniciativa possui duas frentes: o Clube do Livro, um espaço online onde jovens brasileiros conversam, debatem e refletem sobre literatura; e Mapeadores, que reúne dados de bibliotecas públicas espalhadas pelo país, a fim de que os jovens descubram espaços onde podem ler gratuitamente.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui