Projeto Recordar homenageia vÃtimas da Covid-19 com plantio de mudas
18/06/2021 18h39Fonte meio norte
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
Mateus Ribeiro tinha 24 anos, era profissional da área da saúde, e atuava na linha de frente no combate à pandemia. Após dias, internado, ele acabou morrendo no dia 12 de maio, vítima da Covid-19. O jovem foi um dos homenageados no Parque Recordar, que fica no estacionamento do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí, inaugurado na manhã desta sexta-feira (18/06).
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, a iniciativa será levada a diversas cidades do Piauí, para homenagear as vítimas da Covid-19. Os jardins do projeto “Recordar” contém mudas de plantas frutíferas de espécies nativas da região de cada município. No caso de São João do Piauí, as famílias e autoridades presentes na solenidade plantaram mudas de acerola.
Seu Cláudio Batista, pai de Mateus, ficou emocionado com a homenagem. “Essa doença deixa a gente desolado. Algo que não faz muito sentido, só sabe quem passa mesmo por essa doença. Ele era da área da saúde, pegou esse Covid e não teve como escapar”, disse.
Outra vítima homenageada foi seu João da Cruz, que morreu aos 75 anos, por complicações da doença. A sobrinha dele, Maria do Socorro de Assis, vê o jardim como um símbolo de esperança.
“É um projeto muito importante. Toda vez que eu olhar para essa árvore eu vou me lembrar dele, além disso, é uma alegria ver uma árvore crescendo. Essa é uma doença que eu não desejo para ninguém. É triste perder um ente querido e não poder nem velar. É muito triste”, lamenta.