Quarteto do RJ abre série de concertos do Sesc Partituras
01/08/2024 15h39Fonte Assessoria de Comunicação
Imagem: DivulgaçãoQuarteto do RJ abre série de concertos do Sesc Partituras.
O Teatro do Sesc Cajuína, em Teresina, será palco para abertura da série de Concertos do Sesc Partituras que completam 12 anos em 2024. Será dia 13 de agosto, a partir das 19h com concerto do Quarteto da OST.
A apresentação é livre para todos os públicos e a entrada é um kg de alimento não perecível, que será doado ao Sesc Mesa Brasil.
Abrindo a noite o Quarteto de cordas da OST (PI) – um grupo de música de câmara fundado em 2010 com repertório abrangendo desde a era barroca a composições contemporâneas de jovens compositores populares, proporcionando uma variedade de experiências musicais.
Em seguida, sobe ao palco o Quarteto Kalimera (RJ) que executará obras icônicas do repertório tradicional brasileiro e universal. O quarteto recebeu o Prêmio de Melhor Intérprete de Música Clássica no Festival de Música da Rádio MEC, nas edições de 2018 e 2020.
O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais e obras transcritas através de programas de editoração musical. O acervo é disponibilizo gratuitamente para estudantes, professores, músicos, pesquisadores e demais interessados.
O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras, através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.
Sobre Quarteto Kalimera
O Quarteto Kalimera executou quatro estreias mundiais. Através do nome, presta uma singela homenagem ao compositor mineiro Calimerio Soares (1944-2011). Calimerio deixou uma produção de aproximadamente 100 obras para diversas formações musicais, sempre privilegiando a sua escrita musical para grupos de câmara.
O nome Calimerio advém da palavra Kalimera, do grego, kali = belo e mera = manhã. Esta palavra é comumente utilizada na Grécia como a nossa tradicional saudação “Bom dia”. Sua atual formação conta com Luísa de Castro (primeiro violino), Tomaz Soares (segundo violino), Daniel Albuquerque (viola) e Daniel Silva (violoncelo).
Sobre Quarteto da OST
O Quarteto de Cordas da OST foi fundado em 2010 com a iniciativa de promover a música de câmara para incentivar compositores locais a criar novos repertórios dentro desse gênero. O grupo tem repertório do grupo notavelmente diversificada abrangendo obras desde a era barroca até a composição contemporâneas de jovem compositores populares, demonstrando comprometimento em explorar e apresentar ao público uma variedade de experiências musicais.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook