Quase 150 mil candidatos farão o Enem no Piauí

05/11/2017 10h30


Fonte G1 PI

No Piauí, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quase 150 mil pessoas farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 neste domingo (5).

De acordo com o Inep, o número de candidatos é cerca de 20% menor que a quantidade registrada em 2016 e corresponde a 2,2% dos mais de 6 milhões de inscritos no país. Segundo o Inep, a queda é reflexo do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio.

Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIENEM 2017 - DOMINDO (5) - TERESINA (PI) - Candidatos começam a chegar nos locais de prova.(Imagem:Lucas Marreiros/G1 PI)ENEM 2017 - DOMINDO (5) - TERESINA (PI) - Candidatos começam a chegar nos locais de prova.

Além de Teresina, onde mais de 60 mil pessoas farão o Exames, mais 31 municípios serão locais de aplicação de prova. Depois da capital, Parnaíba, no Norte do Estado, e Picos, no Sul, têm a maior quantidade de candidatos: 11 mil e 10 mil, respectivamente.
Horários

Os portões dos locais de prova abrirão às 12h no horário de Brasília, portanto às 11h no Piauí, devido ao horário de verão. E fecharão uma hora depois. Os horários valem tanto para este domingo (5), quanto para o próximo (12). Dos dois dias, as provas começarão meia hora após o fechamento dos portões.

Neste primeiro domingo, as provas serão de Ciências Humanas e Linguagens e códigos, com 45 questões cada, além da redação. Os candidatos terão 5h30 para responder. Duas horas após o início, o candidato pode deixar a sala de aplicação. Cinco horas depois, ele pode sair com o caderno de questões. Às 19h horas, no horário de Brasília, as provas encerram.

Imagem: Lucas Marreiros/G1 PIENEM 2017 - DOMINGO (5) - TERESINA (PI) - Candidatos esperam abertura dos portões.(Imagem:Lucas Marreiros/G1 PI)ENEM 2017 - DOMINGO (5) - TERESINA (PI) - Candidatos esperam abertura dos portões.

No próximo domingo, as provas serão de Matemática e Ciências da natureza, 45 questões cada prova. Neste dia, os candidatos terão 4h30 para responder as questões. As provas encerram às 18h no horário de Brasília.

Segurança

No Piauí, o esquema de segurança para a aplicação da prova vai contar com o reforço de 864 policiais militares e a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle para o trabalho em conjunto com outras instituições. Somente em Teresina serão aproximadamente 500 policiais militares trabalhando no Enem. Este ano as forças de segurança vão adotar também um detector de pontos eletrônicos para coibir fraudes no exame.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: candidatos, enem, provas