Queda na produção de grãos do Piauí preocupa autoridades e produtores

09/09/2016 09h04


Fonte G1 PI

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a queda na produção de grãos no Piauí alcançou o percentual de 53%. O valor corresponde a uma diminuição de 1,5 milhão de toneladas na safra do estado, número considerado bastante significativo pela área econômica.

O produto cuja perda tem sido mais aguda é a soja, vista como o carro chefe da produção agrícola do Piauí. O principal motivo apontado para as perdas foi a falta de chuvas regulares no período mais importante para o desenvolvimento do plantio. Além da soja, o milho também foi outro produto que registrou grande queda na produção.

"A queda da soja foi mais de 60% e isso deu o impacto muito grande na economia do nosso estado. Ocorreu principalmente por conta da falta de precipitação no momento mais importante para o desenvolvimento vegetativo e enchimento de grãos. Isso nos impossibilitou termos uma boa produtividade e impactou na queda da safra",
falou Alisson Pêgo, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Piauí (Conab).

A produção de algodão foi praticamente dizimada no estado devido aos períodos chuvosos irregulares. As perdas na safra do produto passaram de 80%. De acordo com a Conab, além dos prejuízos na produção em grande escala, as perdas foram ainda mais severas na agricultura familiar piauiense.

Tópicos: perdas, soja, safra