Reajuste de 6% no IPVA pesa no bolso dos piauienses
16/01/2023 11h13Fonte ClubeNews
Imagem: Luana FonteneleTrânsito em Teresina.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das contas que sempre está prevista para o mês de janeiro. Neste ano, o tributo foi reajustado em 6%, com desconto de 15% para o consumidor que pagar em cota única até o dia 31 de janeiro.
Com uma frota de mais de um milhão de veículos no estado, muitos piauienses sentiram no bolso o aumento do imposto. A engenheira Débora Mata comprou um carro novo e ficou surpresa com o valor do IPVA.
“Eu não esperava tamanho reajuste. Por isso, vou tentar pagar em cota única, devido ao desconto. Talvez valha a pena”, disse.
Para o economista Dorgilan Cruz, o IPVA ficou mais caro principalmente devido à valorização dos veículos seminovos.
“Esse aumento de 6%, superior ao da inflação, ocorreu pela valorização dos veículos usados e seminovos. A tabela Fipe (que expressa preços médios de veículos anunciados pelos vendedores) foi reajustada e os Estados tem um percentual para aplicar sobre essa tabela”, destacou.
A diretora-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Luana Barradas, afirmou que alguns proprietários de veículos estão isentos de pagar o IPVA e outros vão ter descontos progressivos no pagamento.
“Os cidadãos vão ter a opção de pagar o imposto com desconto. Até o dia 31 de janeiro, o desconto para quem pagar em cota única é de 15%. Quem pagar até o dia 28 de fevereiro, o desconto da cota única é de 10% e quem pagar até dia 31 de março, garante desconto de 5%. Veículos com mais de 15 anos estão isentos de pagar o IPVA”, ressaltou.
Contudo, o Detran-PI aponta que 54% da frota do estado possui alguma irregularidade, o que pode acarretar graves sansões, como a apreensão do veículo.
“Caso o proprietário não regularize o veículo, está sujeito a multa de R$ 293,45 e o veículo pode até mesmo ser apreendido”, comentou a diretora-geral.
O proprietário de veículo que não puder pagar em cota única, pode parcelar o valor em até três vezes, sem desconto. O pagamento pode ser feito no site da Sefaz-PI ou no Detran-PI.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook