Rebelião na Custódia é controlada; presos apresentam reivindicações

17/12/2015 08h49


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Policiais da Força Nacional deixam presídio do Piauí, após controlar rebelião.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Policiais da Força Nacional deixam presídio do Piauí, após controlar rebelião.

Após pouco mais de 20 horas de rebelião, os detentos da Casa de Custódia, maior penitenciária do Piauí, suspenderam o movimento na noite desta quarta-feira (16). Tropas de choque da Polícia Militar e da Força Nacional negociaram com os presos, que entregaram uma pauta de reivindicações que será avaliada pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

De acordo com o Coronel Clayton Gomes, comandante de missões especiais da Polícia Militar do Piauí, a rebelião já está contida e os detentos foram encaminhados às celas. Alguns já estão recebendo alimentação.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Clique para ampliarCoronel Clayton Gomes, comandante de missões especiais da PM-PI.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Coronel Clayton Gomes, comandante de missões especiais da PM-PI.

"Tivemos alguns feridos. Posso afirmar que foram eles mesmo jogando pedras que atingiram uns aos outros",
disse o comandante de missões especiais da PM.

Durante reunião com a direção da Casa de Custódia, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) e representantes dos detentos, que objetivava encerrar a rebelião, foi entregue uma pauta de reivindicações pelos internos que será avaliada nesta quinta-feira (17) pela Sejus.

A superlotação na unidade prisional, o retorno de visitas regulares e a realização de julgamentos, já que alguns detentos alegam que já estão preso há mais tempo do que deveriam, estão entre as pautas de reivindicação dos presos.

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Clique para ampliarFamiliares de presos permanecem em frente à Casa de Custódia.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Familiares de presos permanecem em frente à Casa de Custódia.

Mesmo com a rebelião aparentemente controlada, cerca de 20 familiares dos internos continuaram nas proximidades da Casa de Custódia em busca de novas informações.

Em virtude do caos que se estabeleceu na penitenciária, o trânsito na BR 316 permaneceu lento na noite desta quarta-feira. O trânsito ficou ainda mais caótico no sentido Demerval Lobão – Teresina, em que fica localizado o presídio.

Semana agitada

Logo no início desta semana, os internos da Casa de Custódia se rebelaram por duas vezes: uma na segunda-feira (14), que durou quase dez horas e outra nesta quarta-feira (16), que registrou feridos. A unidade prisional está superlotada e deveria funcionar apenas com 330 presos, mas abriga mais de 870.

Do lado de fora o clima também era de tensão. Revoltadas, mães, esposas e irmãs dos presos chegaram a chutar o portão principal do presídio, aprejar ônibus que passavam pela BR 316 e derrubar a grade de proteção da fachada da Casa de Alberguados. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada em diversos momentos para conter as manifestações dos familaires.

Em Parnaíba, Litoral do estado, também ocorreu rebelião. Na terça-feira (15), cerca de 450 detentos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina iniciaram motim e atearam fogo em colchões, quebraram cadeados, paredes e grades. Já na segunda-feira (14), dois detentos conseguiram fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba.