Recuperação de estrada no PI que rompeu incia e pista pode ser liberada até sexta (31)
30/12/2021 10h55Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação /Governo do PiauíObra de recuperação da PI-247 inicia.
As obras de recuperação do trecho da PI-247 que rompeu devido fortes chuvas no Sul do Piauí iniciaram nesta quarta-feira (29). De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PI), existe a previsão que a pista seja liberada até o dia 31 de dezembro.
“Esse prazo vai depender do tempo, da intensidade das chuvas. As máquinas lançarão no leito danificado da rodovia uma base de pedra e brita, depois uma manta geotêxtil e uma camada em revestimento de piçarra devidamente compactada. Nossas equipes estão correndo contra o tempo e acelerando os trabalhos”, explicou Severo Eulálio, consultor de engenharia do DER-PI.
Na segunda-feira (27), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou que enviaria uma ponte móvel como solução emergencial para o rompimento da rodovia. Porém, o DER-PI e a Secretaria Estadual de Defesa Civil descartou a utilização da ponte móvel devido à inviabilidade técnica da estrutura.
“Estamos fazendo uma obra emergencial e provisória para que as cidades não fiquem isoladas. Após o período chuvoso, executaremos uma ação definitiva”, informou Severo Eulálio.
Cheias do Rio Parnaíba
Imagem: Arquivo pessoal/Neto Fotografia Cidade de Uruçuí, Sul do Piauí, após Rio Parnaíba transbordar.
Pelo menos 20 famílias estão em situação de risco no município de Uruçuí, Sul do Piauí, após o Rio Parnaíba transbordar. De sexta-feira (24) até domingo (26) choveu mais de 120 milímetros na região.
Essas famílias tiveram as casas alagadas ou atingidas pelas chuvas. De acordo com secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus, as famílias estão sendo alojadas em casas de parentes ou em casas alugadas pelo poder público.
Diante da situação, o governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba. O decreto tem vigência de 90 dias.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui