Reforço de policiais penais garante mais estabilidade e humanização aos presídios do Piauí
18/04/2025 10h44Fonte Governo do Piauí
Imagem: Divulgação
O incremento de quase 200 servidores representa um aumento acima de 25% no número de policiais penais no Piauí.

Os quase 200 novos policiais penais nomeados pelo governador Rafael Fonteles já estão reforçando a segurança nos presídios do Piauí. O efetivo foi distribuído entre as 16 unidades prisionais do estado, incluindo a de Buriti dos Lopes, que será inaugurada em maio.
O incremento representa um aumento acima de 25% no número de policiais penais no Piauí. Eram cerca de 800 servidores e agora o número passa de mil. O acréscimo deve refletir positivamente na estabilidade do sistema.
“Nos permite manter o sistema equilibrado. Apesar da superlotação, o sistema é estável, quem manda é o poder público, o Estado está no controle das unidades. Aliado a esse trabalho de segurança, avançamos numa agenda muito bem definida pelo Governo Federal e pelo governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Justiça, para adequar a quantidade de presos à quantidade de vagas” explicou Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria da Justiça (Sejus).
A Sejus destaca que a chegada dos novos policiais penais representa um salto de qualidade no atendimento aos apenados. “A matéria de formação educacional, além de priorizar a dignidade da pessoa humana, passou também a explorar matérias táticas e operacionais, dando mais qualidade e oferecendo mais capacidade técnica aos nossos operadores para atuar em ambientes críticos” , avaliou Moreira.
A expectativa é que, ainda em 2025, seja iniciado um novo curso para formação de mais 200 policiais penais.
Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui