Reitora eleita da Ufpi diz que vai priorizar assistência estudantil
07/11/2024 09h55Fonte ClubeNews
A reitora eleita da Universidade Federal do Piauí, professora Nadir Nogueira, deve assumir a reitoria em 21 de novembro de 2024. Conforme o decreto de nomeação, publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (6), ela deve cumprir o mandato de quatro anos.Em entrevista à TV Clube, a professora explicou que uma das prioridades de sua gestão devem ser as políticas de assistência estudantil.
“Temos que acolher os nossos alunos e trabalhar com uma política que garanta a sua permanência com qualidade. Então temos que garantir minimamente esses serviços, que incluem o restaurante universitário, as residências universitárias, que representam uma demanda muito grande dos nossos estudantes que vem do interior. Além disso, temos as bolsas que ajudam bastante esse aluno”, finalizou.
Imagem: TV ClubeProfessora Nadir Nogueira
Conforme a reitora eleita, o orçamento das Universidades tem sofrido uma redução desde 2015 e isso acarretou problemas em setores como terceirização e tecnologia da informação.
“O nosso diferencial, considerando o atual cenário da Universidade, é pensar uma gestão de celeridade para melhorar os processos. Então isso remete a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), todos os sistemas da Universidade passam por esse setor, que hoje vive uma situação delicada e muito complicada. A internet não segura, a qualidade é ruim, a energia oscila muito. Isso mostra que não são apenas os sistemas da informação que estão defasados, mas a infraestrutura também”, detalhou.
A eleição da professora Nadir representa a primeira vez que uma mulher lidera a quantidade de votos e é eleita reitora na Universidade Federal do Piauí.
“Sem dúvidas é um marco na história da Universidade, que completou 53 anos e pela primeira vez tem uma mulher reitora. Esse momento foi inédito porque tivemos três mulheres encabeçando três chapas. Buscamos trazer uma esperança para a comunidade universitária e mudanças”
Ainda segundo a reitora eleita, já existem diálogos com o Governo do Estado e bancadas federal e estadual, para um trabalho conjunto na busca de melhorias para a Universidade.