Resultado das eleições no Piauí deve ser anunciado às 21h do domingo

03/10/2018 13h05


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarResultado das eleições no Piauí deve ser anunciado às 21h do domingo.(Imagem:CidadeVerde.com)

O resultado das eleições no Piauí deve ser anunciado entre 21h e 22h do domingo (07). A votação terá início às 8h e se estenderá até às 17h. No estado, 2,3 milhões de eleitores estão aptos a votar.

"Em um eventual problema técnico no encerramento da sessão ou no caso de alguma urna ter que usar cédulas pode haver um atraso. Se tudo o ocorrer tranquilamente sairá entre 21h e 22h", disse Rosemberg Maia Gomes, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Ele ressalta que 100% dos eleitores piauienses votarão por meio da biometria e quem não fez o cadastro biométrico não poderá participar do processo eleitoral. Rosemberg Maia orienta que os eleitores baixem o aplicativo e-Título.

"Os títulos de quem não fez a biometria foram cancelados. O eleitor tem que estar regular. Um forma de saber se está tudo certo é baixando o e-Título. Assim, o eleitor coloca todas as informações, o aplicativo se conecta com a base de dados da justiça eleitoral e vai baixar os dados da biometria como fotos e outras informações, bem como o local de votação",
explica Maia.

O e-Título é o aplicativo oficial desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, que substitui o documento físico na hora de votar. Disponível para iPhone (iOS) e smartphones Android, o app apresenta informações sobre o cadastramento biométrico, dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real, pelo celular.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI fez uma simulação com uma urna eletrônica para que o eleitor entenda a sequência de votação.

Primeiramente, os eleitores votarão para o cargo de deputado federal (quatro números), seguido dos cargos de deputado estadual (cinco números), senadores (três números para cada vaga), governador (dois números) e presidente da República (dois números).

Tópicos: eleitoral, dados, biometria