Rio Poti deve ultrapassar cota de alerta de inundação na tarde desta segunda (7) em Teresina, aponta
07/03/2022 12h25Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/TV ClubeRio Poti em Teresina.
O Rio Poti deve ultrapassar o nível de alerta de inundação até às 15h desta segunda-feira (7), em Teresina, após um acúmulo de chuvas no fim de semana, segundo o boletim de dados hidrometeorológicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), do Serviço Geológico do Brasil.
A cota atual do Rio Poti, medida na estação Fazenda Cantinho II, zona rural da capital, é de 8,63 m. A previsão é que, durante a tarde desta segunda (7), o valor alcance 9,50 m. Somente nas últimas 24 horas, foi registrado um aumento de 85 mm no volume de água.
“É previsto que o nível chegue nas próximas 10 horas em torno de 9,50 m, superando a cota de alerta em 50 cm e ficando 50 cm abaixo da cota de inundação”, diz trecho do boletim, divulgado no início da manhã.
Imagem: Reprodução/TV Clube Rio Poti em Teresina
O documento informa ainda que um equipamento medidor, localizado em Prata do Piauí e utilizado para monitorar o nível de água no Rio Poti, está com problemas de funcionamento. Para solucionar, uma equipe foi direcionada ao local na manhã desta segunda (7).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o sábado (5) e o início da manhã desta segunda (7), choveu o equivalente a 145,8 mm em Teresina. O número corresponde a 50,8% da quantidade prevista para todo o mês de março, 286,9 mm.
Imagem: Reprodução/TV Clube Rio Poti em Teresina
Em Barras, no Norte do estado, o Rio Marathaoan permanece na cota de alerta, com nível atual de 3,90 m. Nas próximas horas, o índice deve se manter estável.
Na sexta-feira (4), o Rio Marathaoan chegou a atingir 3,96 cm, ficando quase 30 cm acima da cota atual de alerta, de 3,70 cm.
Imagem: TV Clube Rio Marathaoan, em Barras, no Norte do Piauí, permanece acima da cota de alerta.
Os locais estão sendo monitorados, após a elevação dos níveis. Os órgãos competentes, conforme a CPRM, também foram acionados para manter o alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas, caso necessárias.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook