Roubos de cargas: transportadoras evitam rotas no Piauí e usam rastreadores

27/07/2024 11h07


Fonte ClubeNews

Imagem: TV ClubeRoubos de cargas: transportadoras evitam rotas no Piauí e usam rastreadores.(Imagem:TV Clube)Roubos de cargas: transportadoras evitam rotas no Piauí e usam rastreadores.

Nos últimos anos, o crime de roubos de cargas tem crescido no Piauí, seguindo uma tendência observada em várias regiões do Brasil. As quadrilhas especializadas nesse tipo de delito atuam de maneira organizada, muitas vezes contando com informações privilegiadas sobre o transporte das mercadorias.

Segundo Humberto Lopes, presidente do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Piauí (Sindicapi), mesmo com esse crescimento, o roubo de carga é uma prática menos frequente no Piauí, comparado a outras regiões do país.

“Nós somos o estado mais recebedor, trazemos tudo de fora. Então, a carga geralmente é roubada no Sul, Sudeste e na região de Pernambuco”, explicou o presidente.

Lopes destaca que o aumento das compras on-line é um dos fatores que influenciou no excesso de roubos, e as áreas de Picos (PI) e a Estaca Zero (PI) são mais vulneráveis a esses crimes.

Caminhoneiros têm reivindicado mais segurança nas estradas para reduzir o número de roubos de cargas. No entanto, nem sempre os motoristas são vítimas inocentes. De acordo com o sindicato, em 70% dos casos, o próprio caminhoneiro está envolvido nos roubos.
Imagem: TV ClubeRoubos de cargas: transportadoras evitam rotas no Piauí e usam rastreadores.(Imagem:TV Clube)Roubos de cargas: transportadoras evitam rotas no Piauí e usam rastreadores.

O sindicato também menciona a importância do seguro e do rastreamento das cargas: “Todo seguro hoje exige um rastreamento e um batedor. Temos bairro em Teresina, onde é necessário entrar com um batedor, sempre com rastreamento”.

O caminhoneiro Marcos Paulo, que reside em Santa Catarina, no Sul do Brasil, é uma das vítimas dessa violência. Ele relatou que já foi assaltado três vezes enquanto dirigia seu caminhão pelas estradas brasileiras. Em cada um dos assaltos, ele enfrentou abordagens violentas e teve toda a carga roubada.

“Abordaram-me com uma arma, fiquei até de manhã cedo no mato; sumiram com a carga e com o caminhão”, relata Marco. Atualmente, ele está de passagem pelo Piauí, onde ainda não foi vítima de crimes desse tipo.

Polícia desarticula esquema em Teresina

A Polícia Civil do Piauí desarticulou um esquema de roubo de cargas na zona sudeste de Teresina na última quarta-feira (24). A operação foi desencadeada após a investigação do roubo de uma carreta de cerveja em Monsenhor Gil, a 61km de Teresina.

“Conseguimos identificar um galpão que servia à organização criminosa. Eles roubavam caminhões e mercadorias, parte do grupo tinha uma função específica, que era fazer a adulteração de alguns desses veículos, fazer o desmanche dos caminhões, armazenar a carga e depois fazer o transbordo para caminhões menores para distribuir aos comerciantes”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.

O delegado disse ainda que a polícia conduziu cinco pessoas para a sede do departamento, algumas autuadas em flagrante delito. Foram apreendidos arma de fogo, entorpecentes, balança de precisão, e uma carga roubada foi recuperada. Cinco caminhões foram identificados com registro de roubo.

Tópicos: carga, roubos, caminh?es